• Carregando...
O  Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e o vice-prefeito Eduardo Pimentel recebem o primeiro lote de  32.760 doses de vacinas contra a Covid-19 da  Pfizer   no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, na noite desta segunda-feira (3).
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Lote da vacina Pfizer será repartido entre a capital e cidades do interior do Paraná.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O primeiro lote de 100 mil doses de vacinas da Pfizer recebido pelo Paraná será distribuído entre as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (10) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), em entrevista à RPC.

Cadastre-se e receba um boletim diário do Paraná pelo WhatsApp

O imunizante precisa de condições especiais de armazenamento, em temperaturas ultrabaixas – em torno de 70 graus negativos –, o que a princípio estaria disponível apenas nas capitais brasileiras. No Paraná, porém, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, já havia aberto a possibilidade de descentralização das doses. E como a Gazeta do Povo apurou, os municípios do interior já teriam condições de armazenar e aplicar as vacinas.

Segundo Ratinho Junior, o Paraná teve “sorte” no planejamento da descentralização das doses da vacina da Pfizer. “Esse trabalho dos ultrafreezeres, como são chamados os equipamentos que chegam a -100°C, foi organizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Temos nas nossas universidades alguns equipamentos nesse padrão. E temos também a sorte de que a fábrica que produz esses equipamentos e os vende para todo o Brasil fica no Paraná, na região de Londrina, o que para nós é uma facilidade muito grande. A Sesa já tinha feito toda essa organização logo no início, quando se começou a cogitar o contrato com a Pfizer”, explicou o governador, antes de confirmar que parte das 67,8 mil doses do imunizante, previstas para chegar ao estado na noite desta segunda-feira, será enviada a Cascavel, Maringá e Londrina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]