• Carregando...
Suspensas há quase 2 anos, visitas a presos retornam gradualmente a partir de sábado
| Foto: SESP-PR

Suspensas desde março de 2020 devido à pandemia do coronavírus, as visitas presenciais nas unidades prisionais do Paraná retornam a partir deste sábado (6). A informação foi divulgada pelo governo estadual no início da noite desta quinta-feira (4). Mas o retorno das visitas será feito de forma gradual e com agendamento prévio. Além disso, o preso e o familiar que for visitá-lo deverão estar com o ciclo completo da vacinação. Já as visitas nas Cadeias Públicas não estão liberadas ainda.

Receba um boletim diário com notícias do Paraná

Para a Agência Estadual de Notícias (AEN), o vice-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Francisco da Silveira, informou que já foi concluída a vacinação de todo o sistema prisional, de presos e servidores, e “vamos manter os protocolos vigentes e as medidas de higiene para evitar a contaminação”.

Segundo ele, neste primeiro momento, somente familiares que já possuem credencial de visitas poderão entrar nas unidades prisionais. Ainda assim, a entrada precisa ser agendada, por e-mail ou telefone. E cada preso poderá receber apenas um visitante por vez.

As regras foram definidas na portaria de número 101/2021, assinada no último dia 21. O documento define ainda que não será permitida a entrada de pessoas menores de 18 anos e gestantes. Também não foi liberada a visita íntima.

“Sabemos da importância de se manter o vínculo familiar do preso preservado, sobretudo no que se refere a sua recuperação e retorno à sociedade. Por isso, pensamos em um cronograma que pudesse ser executado. É um retorno mais lento, que exigirá paciência e a compreensão de todos neste momento de adequação ao novo contexto”, disse o vice-diretor do Depen à AEN.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]