Ratinho Jr. (à esq.) ao lado do pai, Ratinho| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

O deputado estadual Ratinho Jr. lançou oficialmente a sua candidatura ao governo do Paraná pelo PSD neste sábado (21), no Espaço Torres, em Curitiba. A convenção estadual reuniu cerca de 4 mil pessoas e correligionários dos 399 municípios do estado, segundo os organizadores. A grande ausência ficou por conta do PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro, que não enviou seus representantes ao evento, sinalizando uma possível ida para a coligação da atual governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP).

CARREGANDO :)

Leia também: MDB deixa aliança com Osmar Dias em aberto, mas pressiona por definição

A convenção reuniu três partidos (PSD, PSC e Avante) dos sete que estão confirmados na coligação com o deputado estadual. O PV vai reunir os apoiadores ainda neste sábado e PR, PRB e PHS ainda farão suas convenções para definir nomes de candidatos a deputado estadual e federal. Na atual formatação, a coligação deve ter, nos cálculos internos, quase cinco minutos de tempo de TV - PSD com 75,7 segundos, PR com 71,5 segundos, PSC com 27 segundos, PRB com 73 segundos, PV com 28 segundos e PHS com 17 segundos.

Publicidade

O candidato a vice-governador na chapa não foi anunciado, nem os candidatos a senador. Para vice, os nomes mais fortes são Norberto Ortigara (PSD), ex-secretário estadual de Agricultura, e Darci Piana (PSD), ex-presidente da Fecomércio. O ex-presidente da Fiep Edson Campagnolo (PRB) e Marcel Micheletto (PR), ex-prefeito de Assis Chateaubriand, também aparecem na disputa. O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou a convenção como forma de mostrar apoio pessoal a Ratinho Jr.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Na entrevista que concedeu antes de entrar no palco, o candidato deixou em aberto a definição do Senado. “Todos os partidos têm seus nomes. Todos bons nomes. Vou buscar nomes que possam ajudar o Paraná. O estado perdeu muito tempo com brigas políticas em Brasília”. Ele negou que o ex-governador Beto Richa (PSDB) possa compor a campanha, assim como uma possível desistência de Cida Borghetti (PP). “O que tenho de informação é que ele compõe a chapa com Cida Borghetti”.

O agora candidato Ratinho Jr. discursa na convenção 

O deputado estadual disse que a plataforma de campanha está pronta. “Quero diminuir a máquina pública, em 50% o número de secretarias, implantar tecnologia... Deixar quem gera riqueza poder trabalhar. Fazer com que poder público possa ser um facilitador”, afirmou. “O plano de governo está pronto, organizado e foi coordenado por Reinhold Stephanes (ex-ministro da Agricultura), mais de 350 pessoas trabalhando. Convicção de que nosso projeto é o mais inovador. Quero levar desenvolvimento industrial para o interior, fortalecer o agronegócio”.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

No discurso do palco, afirmou que representa “o novo”. “Por que minha família tem que ser cuidada pelas mesmas duas ou três famílias? É o momento da ruptura política. Um novo modelo de se fazer. Me preparei ao longo desses anos para fazer essa ruptura”, disse. O deputado ainda afirmou que quer fazer licitações transmitidas ao vivo pela internet, três refeições para as crianças nas escolas e criar um centro de desenvolvimento em segurança pública. “Quero transformar o Paraná em uma Califórnia brasileira, um centro de referência tecnológica”.

No fim, pediu calma e humildade aos correligionários e citou uma frase bíblica: “a soberba antecede a ruína”.

Sobre o relacionamento com o funcionalismo público, diz que pretende criar um plano para quatro anos. “Venho debatendo muito, conversando com o presidente do sindicato dos servidores. Quero sentar com eles para planejar quatro anos de ação”.

As deputadas federais Leandre (PV) e Cristiane Yared (SD) também discursaram, assim como Darci Piana (PSD), único dos cotados a vice a falar. No fim do evento, Carlos Massa, o Ratinho, pai do deputado, afirmou que o filho tem condições de ser o melhor governador da história do Paraná.

Publicidade

Ainda neste sábado (21) o candidato tem inúmeros compromissos com a base aliada. Um deles é um almoço oferecido pelo deputado estadual Márcio Nunes (PSD) a 300 correligionários que vieram de Campo Mourão para acompanhar a convenção partidária.

Ratinho Jr. fala sobre seu plano de governo