O Paraná começa, nesta sexta-feira (6), uma nova fase no Executivo estadual. Cida Borghetti (PP) assumiu, no Centro Cívico, em Curitiba, o cargo de governadora do estado. Ela assume o posto depois que o ex-governador Beto Richa (PSDB) renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado nas eleições deste ano.
A cerimônia era uma solenidade oficial do governo do estado, mas em alguns momentos pareceu mais um evento de campanha – tanto de Richa quanto de Cida. A nova governadora já se declarou pré-candidata ao governo estadual, e agora terá toda a máquina do estado a seu favor. Na posse, a habilidade política do marido de Cida, Ricardo Barros (PP), ficou clara na fala da nova governadora. Cuidadosa, ela ficou alguns minutos cumprimentando os presentes nominalmente, fez elogios aos deputados e foi acompanhada por um séquito de homens engravatados.
LEIA MAIS: Cida Borghetti toma posse em meio a elogios na Assembleia
O ex-governador Beto Richa também aproveitou a oportunidade. No Palácio Iguaçu, Richa fez um discurso que mais parecia um programa eleitoral. Lembrou o que considera os feitos de seu governo – repetindo o mantra de que o Paraná está com “a casa em ordem” após o ajuste fiscal. Também passou longos minutos falando sobre as “noites insones” e os sacrifícios que enfrentou enquanto ocupava o cargo, agradecendo a mulher, a “doce” Fernanda Richa. Os filhos, irmãos, netos, sobrinhos e os pais também foram mencionados no discurso.
Além das falas, outros momentos curiosos também denotaram o tom de campanha da posse. Na Assembleia Legislativa, Cida recebeu flores da filha Maria Victoria (PP) e até acompanhou – longe do microfone – a interpretação da canção Maringá, de Joubert de Carvalho. Já no Palácio Iguaçu, Cida posou para fotos com o neto de Richa no colo. O ex-governador, por sua vez, ouviu até declarações de amor. Quando foi chamado para discursar, alguém na multidão gritou “Beto, eu te amo!”.
DE SAÍDA: Em carta de despedida, Beto Richa faz propaganda de governo
Cida, de forma mais moderada, também declarou sua simpatia por Richa. Rasgando elogios – como se estivesse em um palanque –, agradeceu ao ex-governador pela liderança e desejou “sucesso na nova caminhada”. A família também não ficou de fora. Durante pelo menos cinco minutos, a nova governadora falou sobre a mãe. Depois, agradeceu ao marido e à filha.
Do lado de fora do Palácio, entretanto, o clima não era tão amistoso. Enquanto acontecia a cerimônia, um grupo de manifestantes gritava palavras de ordem conta o ex-governador. A referência principal eram os protestos contra as medidas de ajuste fiscal, que acabaram com professores feridos pelos policiais.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião