Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 | Montagem sobre a foto de Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Montagem sobre a foto de Albari Rosa/Gazeta do Povo

***Ao contrário do que foi dito no podcast, o tempo total de Cida Borghetti (PP) não teria 12 minutos de propaganda eleitoral. Esse é o tempo total de todos os candidatos, do qual Cida teria, no melhor cenário, 5 minutos e 45 segundos***

A poucos dias do prazo para que ocupantes de cargos na administração pública deixem seus postos caso queiram disputar as eleições de 2018, a articulação nos parlamentos e dentro dos partidos políticos está a todo o vapor.

Em Brasília, o que tem ditado o tom das conversas entre deputados federais é a necessidade de financiamento das campanhas. Essa será a primeira eleição geral em que valerá a nova regra que impede doação de pessoas jurídicas. Portanto, as campanhas que eram comumente financiadas por empresas agora buscam outras fontes. Nesse contexto, o fundo partidário e o fundão eleitoral são os ativos que têm ditado o ritmo das alianças políticas.

Essas alianças e mudanças de partido propiciadas pela janela de troca partidária têm criado situações curiosas. O deputado Aliel Machado, por exemplo, que estava na Rede, foi para o PSB. Ainda que o partido em nível nacional costure alianças com a centro-esquerda, no Paraná está cada vez mais claro que a legenda vai apoiar a candidatura de Cida Borghetti (PP). Assim, o deputado que sempre foi crítico ao grupo do governador Beto Richa (PSDB), estará na base desse grupo durante as eleições.

No episódio desta semana do podcast Pequeno Expediente, a correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Catarina Scortecci, discute essas movimentações no quadro partidário com o colunista e blogueiro João Frey.

Se você ainda não assinou o podcast, procure pelo Pequeno Expediente no seu aplicativo favorito de smartphone. Toda semana você receberá um programa novo, falando sobre os principais fatos da política paranaense.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]