Rafael Greca (PMN), prefeito de Curitiba.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os números referentes à situação fiscal do município no primeiro quadrimestre de 2017 mostram que continua se intensificando a tendência de queda das receitas municipais e aumento dos gastos com pessoal na prefeitura de Curitiba. Enquanto, na comparação entre os primeiros quatro meses de 2017 com o mesmo período do ano passado, as receitas tiveram queda nominal de 1%, a despesa total com pessoal cresceu 9%, também em termos nominais.

CARREGANDO :)

LEIA MAIS: Sem manobra contábil, Curitiba supera limite de alerta para gastos com pessoal

O descolamento dessa relação entre capacidade de arrecadar e gastos com pessoal tem sido o principal argumento da gestão do prefeito Rafael Greca (PMN) na defesa do pacote de ajuste fiscal. O resultado do período mostra que nos primeiros meses da gestão Greca a situação de descompasso continuou se agravando. Nos últimos quatro anos, a despesa bruta com pessoal ativo e inativo cresceu 70%, enquanto a Receita Corrente Líquida subiu 28%.

Publicidade

Os números foram apresentados na Câmara Municipal pelo secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, que afirmou que as medidas de contenção de gastos adotadas pela prefeitura não são suficientes para frear o crescimento por inércia das despesas.

“O município não consegue, de forma imediata, parar a despesa. Isso leva algum tempo. Por exemplo, a questão de despesas de custeio da cidade: são contratos que foram reajustados em novembro, dezembro, e que nós conseguimos agora sentir os impactos. Então, é como um trem, que a gente não consegue simplesmente parar de uma hora para outra”, diz.

Por outro lado, o crescimento da receita depende, segundo Puppi, da retomada da atividade econômica. O ISS, por exemplo, imposto que é cobrado sobre a prestação de serviços, teve queda nominal de 6,5% na comparação entre 2017 e 2016.

Uma das principais consequências dessa situação é a queda de investimentos. Em 2017 a prefeitura investiu ainda menos que no mesmo período de 2016, ano que teve a menor taxa de investimento durante toda a gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT). Entre janeiro e abril de 2017 foram investidos apenas R$ 36 milhões na cidade de Curitiba, valor 16% menos que o que foi feito no ano passado.

“Como o investimento é mais discricionário, não é uma despesa obrigatória, nós acabamos privilegiando primeiro o pagamento da máquina: tanto da folha como do custeio básico, e o investimento acaba sendo estrangulado.” Segundo Puppi, a prefeitura aposta na aprovação do pacote de ajuste fiscal proposto por Rafael Greca no fim de março como forma de reverter esta situação.

Publicidade

“Com a aprovação do plano, nós vamos ter um cenário estruturante diferente, até porque a prefeitura deixa de esperar a aprovação para tomar as medidas, e a gente vai poder se planejar. Sem a aprovação, nós não sabemos nem o quanto nós vamos poder passar para o sistema de previdência de Curitiba”, afirmou o secretário.