| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O deputado federal licenciado Valdir Rossoni (PSDB), hoje secretário-chefe da Casa Civil do governo do Paraná, foi denunciado nesta segunda-feira (18) pela procuradora-geral da República, Rachel Dodge, por crime de prevaricação. Rossoni se negou a aceitar uma “transação penal” oferecida por Dodge. Conforme adiantou o blog “De Brasília”, a denúncia já era esperada.

CARREGANDO :)

Rossoni demorou praticamente três anos para colocar em votação, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), um pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para dar prosseguimento a um processo contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), daí a suposta prevaricação.

Na condição de presidente da Alep, Rossoni foi alertado duas vezes pelo STJ sobre o processo contra o aliado, no final de 2011 e também no final de 2012. Mas, o então deputado estadual só colocou o assunto na pauta da Casa no final de 2014 (e, por 40 votos a 5, os parlamentares não autorizaram o STJ a prosseguir com o processo contra Beto Richa).

Publicidade

“A satisfação de interesse pessoal por Valdir Rossoni é evidenciada não apenas para violação elementar de dever inerente ao cargo que exercia à época, na presidência da Casa Legislativa daquele estado, mas, sobretudo, por ser amigo, aliado e braço-direito do governador (...). Esta situação é reforçada pela condição atual do deputado, nada menos que chefe da Casa Civil no Estado do Paraná, compondo, assim, a equipe do governador por ele protegido”, escreveu Dodge ao STF, a quem cabe analisar se acolhe ou não a denúncia.