• Carregando...
 | Leopoldo Silva/Agência Senado
| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Três anos depois de ter vencido o prazo para que os municípios se adequassem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, 98 cidades do Paraná ainda descartam o lixo de forma irregular. Relatório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgado nesta segunda-feira (31), aponta que 24 municípios destinam seus resíduos a lixões (que não têm licença ou controle ambiental) e 74, a aterros controlados (sem licenciamento, mas com controle mínimo). Isso significa que uma em cada quatro cidades paranaenses descumpre a lei, quanto à destinação do lixo.

LEIA TAMBÉM:Liminar obtida pelo MP não evita crime ambiental no Litoral do Paraná

O resultado mais preocupante foi registrado na região de Londrina, que abrange 26 cidades, das quais 14 (54%) estão irregulares. Duas descartam os resíduos em lixões e 12, em aterros controlados. Segundo o IAP, 59% dos moradores dessa região vivem em municípios que fazem descarte irregular de lixo.

Na região de Curitiba, apenas Cerro Azul ainda despeja seus resíduos sólidos em lixão. As outras 28 cidades destinam o lixo a aterros sanitários, de acordo com a lei. Outras regiões, como a de Francisco Beltrão (que compreende 21 municípios) e Pitanga (sete cidades) fazem integralmente o descarte regular dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

Segundo o IAP, o laudo é uma atualização de um estudo feito em 2012, antes do fim do prazo para adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na ocasião, mais da metade das cidades fazia os descartes em lixões (93 municípios) ou em aterros controlados (121).

“Apesar de ainda não ter sido erradicada, houve redução significativa da disposição de RSU [resíduos sólidos urbanos] em áreas inadequadas, tendo em vista que no ano de 2012 a quantidade de RSU destinada em locais inadequados representava 30% da geração total no estado do Paraná e que atualmente representa cerca de 18% da quantidade total de RSU, correspondendo uma redução de 60%”, consta da conclusão do relatório do IAP.

O instituto destaca ainda que 82% da população paranaense está coberta por serviço de destinação de resíduos a aterros sanitários licenciados.”Esse dado é de suma importância, já que indica também que aproximadamente 82% de todos os RSU [resíduos sólidos urbanos] gerados no estado são destinados da maneira correta, de acordo com a legislação ambiental vigente”, avalia o relatório.

Leia na íntegra o relatório do IAP sobre a destinação do lixo no Paraná:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]