• Carregando...
Bolsonaro vai se encontrar com Maia, Eunício e governadores eleitos nesta quarta-feira (14) | Will shutter/Câmara dos Deputados
Bolsonaro vai se encontrar com Maia, Eunício e governadores eleitos nesta quarta-feira (14)| Foto: Will shutter/Câmara dos Deputados

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) se encontra nesta quarta-feira (14) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e com, pelo menos, 18 governadores eleitos. O encontro com Maia e Eunício acontece após uma semana tensa no Congresso, com aprovação de pautas-bomba e desentendimento entre o emedebista e Paulo Guedes, futuro ministro da Economia. Já com os governadores, o objetivo é tratar da dívida dos estados. Há, ainda, a expectativa para o anúncio de novos ministros. As informações são da Agência Brasil.

O encontro com Rodrigo Maia será nesta manhã. Bolsonaro vai tomar um café da manhã com ele, que é candidato à reeleição para comandar a Câmara na próxima legislatura e que conduz uma série de votações ainda este ano. Inicialmente, a assessoria do futuro presidente havia desmarcado a reunião, mas Bolsonaro esclareceu na terça-feira (14) que tratou-se de uma mal entendido.

LEIA TAMBÉM: TSE dá 3 dias para Bolsonaro explicar indícios de irregularidades em contas

“Houve um mal-entendido... quero entrar no plenário, apertar a mão dos deputados, meus amigos, dar um abraço neles e a partir daí uma audiência com o Rodrigo Maia e depois também com o Eunício. Eu não tenho problema de falar com eles e nem eles para falar comigo”, disse. Com Maia, será um café da manhã. Já com o Eunício, o presidente eleito vai almoçar.

Na semana passada, o Senado aprovou o reajuste do salário dos ministros do STF, o que gera um efeito cascata, e o Rota 2030, programa de subsídio a montadoras. Duas pautas que vão pesar sobre o Orçamento. As aprovações foram vistas com um recado da Casa a Bolsonaro, após Paulo Guedes, seu ministro, defender dar uma “prensa” nos parlamentar para aprovar a reforma da Previdência.

SAIBA MAIS: As pautas-bomba que ainda podem atingir Bolsonaro

Governadores

Depois, haverá uma reunião com os governadores eleitos e reeleitos. Essa reunião acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Dos 27, pelo menos 18 confirmaram presença. O encontro é organizado pelos governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). O objetivo é discutir as prioridades dos estados e a relação com o governo federal.

Na terça, Bolsonaro afirmou que está aberto ao diálogo e também para conversar sobre a renegociação de dívidas de alguns estados. Mas afirmou que há dificuldades em aumentar a destinação de verbas, pois o Orçamento Geral da União “está complicado”.

Eunício

Com Eunício, está previsto um almoço. Participará o presidente eleito e parte de sua equipe, incluindo Paulo Guedes, com quem o presidente do Senado teve o desentendimento.

ENTENDA: Senado dá recado a Bolsonaro ao aprovar duas pautas-bomba em menos de 24 horas

Novos ministros

Bolsonaro ainda vai se reunir com a equipe de transição no Centro Cultural do Brasil, onde está instalado o grupo. Há a expectativa para o anúncio de novos ministros. As pastas com negociações mais adiantadas são Saúde, Meio Ambiente e Relações Exteriores.

Até o momento, foram anunciado o nome de sete ministros. O último foi do general da reserva do Exército Fernando Azevedo e Silva para o ministério da Defesa. Ele tinha recém assumido o cargo de assessor de Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Embaixadores

A agenda do dia inclui, ainda, encontro com os embaixadores do Chile, dos Emirados Árabes Unidos, da França e do Reino Unido, no Centro Cultural Banco do Brasil. No Rio de Janeiro, Bolsonaro já esteve com os embaixadores dos Estados Unidos, China e Itália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]