| Foto: Evandro Éboli/Gazeta do Povo

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) está sendo lançado candidato a presidente da República neste domingo (22), no Rio de Janeiro. A convenção nacional do PSL começou às 9 horas no Centro de Convenções Sulamérica. A Gazeta do Povo acompanha em tempo real a oficialização da candidatura presidencial de Bolsonaro.

CARREGANDO :)

Assista em vídeo

Bolsonaro faz a convenção de seu partido sem um vice definido (a última cogitada foi Janaína Paschoal) e, principalmente, sem conseguir fechar alianças com outras siglas. Isso é um problema: sozinho, seu PSL lhe dará apenas oito segundos no programa eleitoral na TV.

Publicidade

DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada

Primeiro, Bolsonaro tentou levar o PR para sua chapa. A intenção era de que o senador Magno Malto (PR-ES) fosse o seu vice. Mas o PR decidiu se aliar ao tucano Geraldo Alckmin. O segundo nome cotado para vice foi o do general da reserva Augusto Heleno (PRP), ex-comandante das Forças de Paz da ONU no Haiti. Augusto Heleno chegou a ser anunciado na chapa de Bolsonaro. Porém, a direção do PRP descartou o acerto. Acordos regionais da sigla do general teriam inviabilizado a coligação.

LEIA TAMBÉM: Como o petismo do Nordeste virou a maior barreira para Bolsonaro e Alckmin

Agora, as opções com que Bolsonaro trabalha são o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), que defendeu em 2017 uma intervenção militar no país, e a advogada Janaina Paschoal (PSL), que foi uma das signatárias do pedido que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O problema de Janaina é que ela é do mesmo partido de Bolsonaro. Ou seja, ela não agregará tempo de TV.

Clique aqui e acompanhe o tempo real.