• Carregando...
Debate para presidente  na TV Gazeta: em 2018, encontro entre presidenciáveis será novamente apresentado por Maria Lydia Flandoli | ml/dec/MAURICIO LIMA
Debate para presidente na TV Gazeta: em 2018, encontro entre presidenciáveis será novamente apresentado por Maria Lydia Flandoli| Foto: ml/dec/MAURICIO LIMA

O terceiro debate com candidatos a presidente acontece neste domingo (9) em parceria entre três veículos de comunicação. O Debate TV Gazeta Estadão Jovem Pan ocorre a partir das 18h e será mediado pela jornalista Maria Lydia Flandoli.

Estão confirmados seis presidenciáveis no debate da TV Gazeta: Alvaro Dias (Podemos), , Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Vítima de um ataque a faca, na última quinta-feira (6), Jair Bolsonaro (PSL) não irá comparecer, já que está internado no Hospital Albert Einstein. Cabo Daciolo (Patriota), embora tenha confirmado presença, declarou neste sábado (7), em nota enviada a sua mulher, que está em jejum no Monte das Oliveiras, no Rio de Janeiro, e que não dará entrevistas nem irá comparecer a debates por 21 dias, até 26 de setembro.

Bolsonaro não participa, mas deve moldar tom do debate

Internado em São Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) não irá participar do debate. Sua ausência, no entanto, deve moldar o tom do debate, já que as coordenações de campanha dos demais candidatos passaram o fim de semana redefinindo suas estratégias, depois do ataque sofrido pelo pesselista.

A tendência é que os adversários evitem críticas duras a Bolsonaro, já que a regra geral é suavizar o tom. A avaliação geral é de que ataques ao capitão reformado neste momento de debilidade podem ser mal recebidos pelo eleitorado. Os candidatos também devem adotar um tom pacifista.

Este pode ser o último debate presidencial sem a presença do PT, já que Fernando Haddad (PT) se reúne nesta segunda-feira (10) com o ex-presidente Lula para definir quem será o cabeça de chapa do partido.

Debate TV Gazeta: Regras e Twitter

Apesar de representantes do PT terem comparecido à reunião da dinâmica do encontro entre os presidenciáveis, caso a candidatura de Lula continue barrada até domingo e Fernando Haddad não seja oficialmente apresentado como cabeça de chapa, ficou definido para o Debate da TV Gazeta a regra de que não haverá púlpito para o partido.

A escolha dos presidenciáveis no Debate TV Gazeta segue a regra da legislação eleitoral de convidar partidos ou coligações que tenham pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. Os veículos têm a liberdade, se quiserem, de convidar outros candidatos.

VEJA TAMBÉM:Quem ganhou e quem e perdeu no debate da TV Bandeirantes

Durante o encontro na TV, os candidatos deverão responder perguntas entre si, perguntas de jornalistas e também do público. As perguntas de eleitores já podem ser enviadas, preferencialmente em vídeo, através da rede social Twitter. O interessado deve enviar uma questão com a #hashtag: #GazetaEstadaoJP. As perguntas para os presidenciáveis devem ser sobre os temas: saúde, educação, segurança, corrupção ou economia.

Ao todo, o terceiro debate entre presidenciáveis deverá ter cinco blocos. No primeiro, os candidatos terão de responder a perguntas de outros candidatos - todos deverão perguntar e todos deverão responder, em ordem definida previamente por sorteio. Além da pergunta, os candidatos terão direito a resposta, réplica e tréplica.

No segundo bloco, os candidatos vão responder a perguntas formuladas por jornalistas que, ao questionarem, indicarão outro candidato para comentar o mesmo tema da pergunta inicial. O terceiro bloco será igual ao primeiro, com alteração apenas na ordem de os candidatos fazerem perguntas.

O quarto bloco ficará reservado para as perguntas enviadas para os candidatos pelo Twitter , sendo que o último será destinado apenas às considerações finais de cada candidato à presidência, que terá 45 segundos para deixar sua última mensagem ao eleitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]