| Foto: /

Sondagens realizadas pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os meses de maio e junho apontam um duelo ombro a ombro entre os pré-candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Luiz Inácio Lula Silva (PT) – preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba – na preferência do eleitor nos cinco maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

CARREGANDO :)

O nome do deputado federal pelo Rio de Janeiro aparece mais vezes na frente nas intenções de voto dos eleitores dos cinco estados. Lula lidera com larga vantagem na Bahia – com Marina e Bolsonaro empatados tecnicamente sem o ex-presidente entre os pré-candidatos – e aparece um pouco à frente em Minas, segundo sondagens apresentadas em maio pelo Paraná Pesquisas.

No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, Bolsonaro lidera com e sem Lula ou o PT na disputa. Em São Paulo, ambos empatam tecnicamente, e Geraldo Alckmin (PSDB) também aparece encostado ao deputado em uma simulação sem petistas no pleito.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

São Paulo

Maior colégio eleitoral do país, com 33,03 milhões de eleitores, ou 22,4% do total no país, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São Paulo vê Bolsonaro (21,4%) pouco à frente do pré-candidato e ex-governador do estado, Geraldo Alckmin (18,4%), na preferência dos eleitores em cenário com Fernando Haddad (PT) no lugar de Lula. Marina Silva (Rede, 11,7%), Ciro Gomes (PDT, 8,3%) e Haddad (5,1%) aparecem como os pré-candidatos mais próximos da dupla mais lembrada pelos eleitores, de acordo com pesquisa divulgada no dia 19 de junho.

Bolsonaro (20,6%) e Lula (19,5%) aparecem tecnicamente empatados na simulação com o ex-presidente entre os postulantes. Alckmin (16,7%), Marina Silva (9%) e Ciro (5,6%) seguem na corrida pelos líderes na preferência do eleitor paulista. Sem um pré-candidato petista no páreo, o empate técnico se dá entre Bolsonaro (21,6%) e Alckmin (19,1%). Marina (12,6%), Ciro (8,9%) e Alvaro Dias (Podemos) surgem na sequência.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Minas Gerais

O ex-presidente vence Bolsonaro nas intenções de voto em pelo menos um cenário simulado no segundo maior colégio eleitoral do país. Minas Gerais conta hoje, de acordo com o TSE, com 15,7 milhões de eleitores, ou 10,6% do total no país. No estado mineiro, Lula aparece na frente (27,8%) do pré-candidato do PSL (23,4%). A dupla é seguida por Marina (11,6%), Ciro (7,5%) e Alckmin (6,5%).

Publicidade

Em um cenário com Haddad no lugar de Lula, a liderança na intenção de votos do eleitor é de Bolsonaro (25,6%), tendo Marina (18,1%) na segunda colocação. Ciro (10,7%), Alckmin (7,5%) e Alvaro (3,8%) aparecem na sequência. O desenho é semelhante em uma simulação sem pré-candidatos petistas, com Bolsonaro (25,7%) à frente de Marina (18,8%), Ciro (11%), Alckmin (7,7%) e Alvaro (3,9%).

Divulgada em 24 de maio, a pesquisa em Minas Gerais foi realizada antes da desistência do presidente Michel Temer (MDB).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Rio de Janeiro

Bolsonaro aparece como líder nas intenções de voto no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, com 12,41 milhões de eleitores, ou 8,42% do total no país. O deputado federal (25,1%) vence Lula (21,5%) na simulação com o ex-presidente entre os postulantes ao Palácio do Planalto. Com Haddad como representante petista, Bolsonaro (27,4%) amplia a distância de Marina (13%), segunda nas intenções de voto; sem pré-candidatos petistas, o cenário se repete com Bolsonaro (27,7%) bastante à frente de Marina (13,4%).

O levantamento no Rio de Janeiro foi realizado antes das desistências de Temer e do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e foi divulgado em 10 de maio.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Bahia

Divulgada em 29 de maio, sondagem realizada pelo Paraná Pesquisas na Bahia – terceiro maior colégio eleitoral do país, com 10,38 milhões de eleitores (7,05% do total nacional) – encontra Bolsonaro e Marina tecnicamente empatados em dois dos três cenários simulados. Com Haddad como pré-candidato do PT, o levantamento mostra o deputado federal (19,6%) e a ex-ministra do Meio Ambiente (18%) praticamente juntos na liderança das intenções de voto. Ciro (13,5%), Alckmin (5%) e Alvaro (4,9%) aparecem na sequência.

Bolsonaro (19,7%) e Marina (18,6%) empatam tecnicamente em simulação sem postulantes petistas. Já na simulação com Lula, o ex-presidente abre larga vantagem (43,4%) em relação a Bolsonaro (16,8%) e Marina (8,3%).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Rio Grande do Sul

Bolsonaro figura como preferido do eleitorado no Rio Grande do Sul para a disputa à Presidência da República, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. O estado é o quinto colégio eleitoral do país, com 8,36 milhões de eleitores, ou 5,41% do total. Divulgada no dia 12 de junho, o levantamento mostra que com Lula na disputa, Bolsonaro lidera as intenções de voto o estado gaúcho com 28,1% das intenções de voto. O petista surge em segundo, com 20,5%, seguido por Ciro, com 6,9%, tecnicamente empatado com Marina e Alvaro, ambos com 6,8%. Alckmin e a deputada gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB), também aparecem juntos, com 4,5% e 4,4%, respectivamente.

Publicidade

O pré-candidato do PSL lidera também em outros dois cenários. Com Haddad no lugar de Lula, Bolsonaro amplia seu protagonismo na preferência do eleitorado: 29,4%, com Ciro Gomes e Marina Silva ambos com 9,9%; Manuela D’Ávila chega a 7,9%; e Alvaro Dias a 7,4%. Haddad registrou apenas 1,6%, atrás de Alckmin, com 5,2%.

Sem um petista entre os postulantes, Bolsonaro registra 29,5% das intenções de voto. A situação muda no posto de segundo na preferência do eleitor: Marina e Ciro continuam tecnicamente empatados, mas com a ex-senadora com 10,4% e o ex-governador do Ceará com 10,3%. Manuela D’Ávila tem 8,2% da preferência dos gaúchos, à frente de Alvaro Dias, com 7,5%, e Alckmin,com 5,2%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]