Ricardo Stuckert acompanha Lula desde 2003, primeiro ano do primeiro mandato do petista como presidente do Brasil| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Publicas

Uma das primeiras lições que qualquer candidato a político recebe é a de cuidar da sua imagem. No marketing político, existe até a brincadeira do ‘azul candidato’ – a cor plácida escolhida por aqueles que não tem um vínculo ideológico forte, como é o vermelho para os partidos de esquerda, e querem parecer mais neutros. Ex-presidente e escolado com atuação política de décadas, Luiz Inácio Lula da Silva tem um staff que cuida meticulosamente de sua imagem e a passagem por Curitiba, onde prestou depoimento ao juiz Sergio Moro na quarta-feira (10), é só mais um exemplo disso.

CARREGANDO :)

Não é que haja um script pronto para seguir, mas há uma expertise a ser replicada. A gravata escolhida por Lula, com as cores da bandeira do Brasil, já havia sido usada em 2008 e 2009, quando ele ainda era presidente, conforme lembrou o colunista da Folha Pedro Diniz. Já a caminhada ‘nos braços do povo’ na chegada à Justiça Federal entra na conta de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial de Lula há mais de uma década.

Slideshow: Veja como é o estilo Stuckert, o fotógrafo oficial de Lula

Publicidade

Foi em 2002, na quarta vez em que disputava a presidência da república, que os caminhos de Lula e Stuckert se cruzaram. À época, Stuckinha trabalhava em uma revista e precisava produzir um ensaio com o então candidato. As fotos conquistaram Lula e garantiram um convite para ser o fotógrafo da presidência. De 2003 para cá, é ele quem assina praticamente todos os registros oficiais do petista, agora pelo Instituto Lula.

Em Curitiba, não foi diferente: Stuckert praticamente organizou a caminhada de Lula entre militantes que prestavam apoio nas imediações da Justiça Federal. Foi tudo muito rápido: o ex-presidente desceu, cumprimentou as pessoas e logo voltou para o carro que o levou para dentro do bloqueio policial.

As fotos de Lula caminhando entre a multidão instantes antes de iniciar o depoimento rodaram o mundo. Ponto para Stuckert, que ao longo desses anos conseguiu imprimir seu estilo às fotos oficiais, a começar pela primeira: a foto oficial de Lula como presidente, que foi remetida a todas as repartições públicas, tem um sorriso estampado no rosto do petista.

Lula caminha entre senadores e militantes antes de prestar seu depoimento ao juiz Sergio Moro, em Curitiba
Lula participa de ato em defesa do polo naval, em abril de 2017, no Rio Grande do Sul
Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff viajam para Monteiro, na Paraíba, em março de 2017
Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff viajam para Monteiro, na Paraíba, em março de 2017
Lula participa de caminhada cem Campinas, em setembro de 2016
Lula no meio do povo, durante caminhada na cidade de Ipojuca, Pernambuco, em setembro de 2016
Lula é abraçado por militantes em Barbalha, no Ceará
Comício em Iguatu, no Ceará, também tem registro de Lula entre o povo
Evento político em Natal, no Rio Grande do Norte: Lula sorri enquanto caminha próximo a militantes