| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um tiroteio entre policiais e criminosos no bairro da Urca, na zona sul carioca, na região da praia Vermelha, provocou o fechamento do bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, por cerca de três horas na tarde desta sexta-feira (8).

CARREGANDO :)

Moradores da região também relataram trocas de tiros na região das favelas dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, na praia do Leme, bairro vizinho a Copacabana, onde as facções criminosas Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro disputam o controle de pontos de venda de drogas.

Leia também: Como neto de 3 meses tocou o coração de Cabral – a ponto de confessar seus crimes

Publicidade

Um policial militar teria sido ferido em confronto com os criminosos. Uma foto que circula nas redes sociais mostra ele sendo carregado por colegas, mas a PM não divulgou informações sobre o caso. A assessoria de imprensa do Bondinho disse que o funcionamento do teleférico foi interrompido devido à ocorrência policial.

Em outros vídeos gravados na região da Praia Vermelha e publicados nas redes é possível ouvir sons de disparos de fuzil. Moradores narram que alguém estaria atirando em embarcações e dizem que helicópteros sobrevoam o local.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O confronto ocorre próximo a uma região militar, onde ficam a Eceme (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e a Fortaleza São João, com diversas unidades e residências militares, entre elas a Escola Superior de Guerra. A intervenção federal disse estar a par do caso, mas não divulgou até agora se as Forças Armadas se envolveram no episódio.

Testemunhas afirmaram que criminosos teriam tentado fugir dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira por uma trilha pela mata. Eles teriam se deparado com policiais ao chegar a uma área próxima à estação de embarque do bondinho da Urca.

Publicidade

Na última terça-feira, a região do Leme vivenciou um de seus piores tiroteios, quando membros das duas facções se enfrentaram durante a madrugada. O Bope (unidade de elite da polícia carioca) foi mandado ao local e entrou em confronto com os criminosos. Ao menos dois suspeitos morreram.