A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil reiterou nesta segunda-feira (8) seu “apoio às instituições democráticas brasileiras”. Em nota, publicada nas redes sociais, a representação diplomática marcou um ano dos atos de 8 de janeiro de 2023. Nesta tarde, o governo realizou o evento “Democracia Inabalada” para lembrar a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
“A democracia venceu! Um ano após os ataques aos 3 Poderes do Brasil e no mesmo ano em que celebramos 200 anos de amizade entre Brasil e EUA, reiteramos nosso apoio às instituições democráticas brasileiras. A democracia consolidada e forte une nossos países”, disse a embaixada. No dia 6 de janeiro de 2021, o Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.
Durante a solenidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se os atos do 8 de janeiro tivessem sido bem sucedidos no Brasil, "adversários políticos e autoridades constituídas poderiam ser fuzilados ou enforcados em praça pública, a julgar por aquilo que o ex-presidente golpista pregou em campanha e seus seguidores tramaram nas redes sociais”.
Já o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que "milhares de pessoas, aparentemente comuns, insufladas por falsidade, teorias conspiratórias, sentimentos antidemocráticos e rancor, foram transformadas em criminosos, aprendizes de terroristas, uma triste derrota do espírito".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF