Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Acordo “por baixo dos panos” tira Moraes de sanções americanas

Moraes
Moraes deixa de ter diversas restrições sem as sanções da Lei Magnitsky. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouça este conteúdo

No programa Última Análise desta segunda-feira (15), os comentaristas falaram a respeito da decisão do governo americano de retirar os nomes do ministro Alexandre de Moraes e de sua esposa, Viviane Barce de Morais, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A motivação para a decisão ainda permanece incerta e se especula desde a exploração de terras raras por empresas americanas, o arrefecimento da tributação das "big techs" e até uma mudança de tom na relação com a China.

O ex-procurador Deltan Dallagnol afirma que, no caso, venceu a "política pragmática" do presidente Donald Trump. "Acredito que, a qualquer momento, pode vir à tona alguma concessão brasileira por baixo dos panos, relativa a possíveis terras raras. Também não me surpreenderia que ocorra uma solução para a saída de Maduro do poder", ele avalia.

Logo após o anúncio, Moraes foi a presença mais marcante do lançamento do canal de notícias "SBT News", onde agradeceu, inclusive, o presidente Lula pelo esforço na suspensão das sanções americanas. Ainda, o ministro classificou a decisão dos Estados Unidos como uma “vitória do Judiciário brasileiro”.

"É como se nada estivesse acontecendo. Ele vai a um evento de um grande canal de comunicação, senta-se à primeira fila, faz um discurso de natureza política, não cita um dispositivo constitucional, agradece pessoalmente o presidente da República e, em resposta, é agraciado por ele", lamentou o professor da FGV Daniel Vargas.

Carla Zambelli: o jogo de forças com STF

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou neste domingo (14) à Câmara dos Deputados a renúncia ao seu mandato. A parlamentar está detida desde julho deste ano, na Itália, onde buscava asilo político após ter tido emitido contra si um mandado de prisão por ordem de Moraes. A atitude de Zambelli foi vista como uma possível saída à perseguição do STF, buscando reforçar seu pedido de extradição.

"Ela obteve um ganho positivo, que foi a decisão do plenário de não cassá-la. Então, obviamente, do ponto de vista político, isso a fortaleceu. Ela tem a tese, na Itália, de que foi condenada por perseguição política, de que o pedido de extradição tem fundo político", diz o ex-juiz de Direito Adriano Soares da Costa.

Direita vence no Chile

Confirmando o favoritismo nas pesquisas, o candidato de direita, José Antonio Kast (Partido Republicano), venceu o segundo turno das eleições para presidente do Chile neste domingo, com quase 20 pontos de vantagem sobre a candidata governista Jeannete Jara (Partido Comunista). Kast prometeu menos intromissão do Estado na economia e endurecimento no combate ao crime, além de aumento do controle das fronteiras, para frear a imigração ilegal.

Vargas afirma que o episódio traz duas lições importantes para o Brasil. "A primeira é a de que o velho discurso de Estado social, que nem a velha Europa parece querer abraçar, está em crise no mundo inteiro e sobrevive com a ajuda de aparelhos. A segunda é que a agenda da segurança pública se tornará cada vez mais importante", explica ele.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.