O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), concedeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico a 11 políticos. Alckmin oficializou as condecorações no Diário Oficial desta quinta-feira (23). Dentre os nomes, três ministros receberam a honraria:
- O ministro dos Transportes, Renan Filho;
- O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho;
- O ministro dos Esportes, André Fufuca;
Além dos ministros, Alckmin concedeu a graduação a dois governadores: o da Bahia, Elmano de Freitas (PT); e a de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).
Seis parlamentares também receberam a condecoração:
- A senadora Dorinha Seabra (União-TO);
- O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA);
- A deputada federal Alessandra Haber (MDB-PA);
- A deputada federal Iza Arruda (MDB-PE);
- O deputado federal Luciano Bivar (União-PE);
- O deputado federal Pastor Diniz (União-RR);
Além dos políticos, cinco vice-almirantes e sete generais de divisão também receberam o mesmo grau da ordem. A comenda também pode ser atribuída a civis e militares estrangeiros. Diante disso, a honraria foi concedida também a militares da Argentina, Chile, Equador, Honduras, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Itália. No campo civil, Alckmin graduou Pål Jonson, ministro da Defesa da Suécia e Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil.
Viagem de Lula coloca Alckmin na cadeira presidencial
Enquanto Lula realiza mais uma viagem internacional, agora para a Ásia, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), assume como presidente em exercício. O ex-tucano afirmou recentemente que mantém sintonia com Lula e descarta concorrer a governador de São Paulo em 2026.
Além de vice-presidente, Alckmin é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O PSB reforça que apoiará uma eventual repetição da chapa Lula-Alckmin em 2026. A configuração abre espaço para uma reeleição do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Intervenção do STF no BC no caso do Master abre nova crise com impactos políticos e econômicos
O que falaram durante o ano os governadores que pretendem vencer Lula em 2026
Sem Rodeios relembra os marcos da política e economia no país em 2025. Assista
“Simplificação” tributária complica e encarece o trabalho do produtor rural