O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

Publicidade

26 de agosto

#41 - A crise ambiental do país passa pelo garimpo ilegal; e o agrônomo que surge como guru ambiental de Bolsonaro

*** 1) Se você já ouviu um ou mais integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PSL) falarem que o Brasil é líder em preservação ambiental no mundo e não sabia de onde saiu essa informação, pode apostar que tem relação com o trabalho do agrônomo Evaristo Eduardo de Miranda. Já há quem o considere um tipo de guru ambiental de Bolsonaro. Pesquisador da Embrapa desde os anos de 1980, Miranda defende que o Brasil destina 66,3% de sua área para a proteção e preservação de vegetação, em uma conta que inclui unidades de conservação, terras indígenas e de quilombolas, além das áreas de preservação dentro de imóveis rurais. A repórter Fernanda Trisotto, de Brasília, explica a ascendência de Miranda em Bolsonaro.

*** 2) O fogo na Amazônia não é a única preocupação do governo de Jair Bolsonaro (PSL) com a região. O presidente já falou mais de uma vez que deseja legalizar o garimpo e mineração na área, inclusive em terras indígenas. O Executivo diz estar montando um projeto de lei para ser avaliado pelo Congresso ainda nesse semestre. O debate sobre o tema é urgente: o garimpo ilegal na região chega a movimentar 30 toneladas de ouro por ano, gerando recursos financeiros seis vezes maiores que os obtidos legalmente. O repórter Andrea Torrente conta essa história.

***Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

Publicidade