
Ouça este conteúdo
Uma troca ríspida de mensagens pelo aplicativo WhatsApp revela cobranças e ofensas direcionadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ao colega Kassio Nunes Marques, às vésperas do julgamento de Alexandre de Moraes na Corte.
Os diálogos, ao quais a Gazeta do Povo teve acesso, foram registrados no dia 8 de setembro. Neles, a imparcialidade de Nunes Marques e do ministro Luiz Fux é duramente questionada por Gilmar Mendes em relação ao posicionamento dos dois pelo afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no julgamento na Segunda Turma do STF que confirmou a decisão de André Mendonça.
Gilmar Mendes pede abertura de contas e o afastamento de Nunes Marques da presidência do TSE. Além disso, o decano do STF acusa Fux de falta de “postura institucional” e teve como reposta a frase: “Cuide de não encher meu saco!".
Confira a troca de mensagens na íntegra:
Troca de mensagens entre Gilmar Mendes e Nunes Marques no dia 8 de setembro
Gilmar Mendes: Vamos agora discutir na turma ou no plenário, o que existe? Todos dizendo q vcs sao refens do andre... ok abram as contas.(18:23) Vc e o Fux parecem servis, submissos... (18:24) Assumam q estao ferrados e saiam dos processos. Abram as contas (18:25)
Nunes Marques: Me respeite Gilmar Isso não é postura. (18:26)
Gilmar Mendes: Nao julguem porra. Não respeito a quem nao se daH respeito. (18:27) Vc tem de sair do tse tambem (18:27)
Nunes Marques: Então não me tecle pois não falo com que não me respeita (18:27)
Gilmar Mendes: Abra as suas contas antes de julgar qualquer coisa desse caso nq turma (18:27)
Nunes Marques: Abro com o maior prazer. Há 15 anos que presto contas de tudo. (18:28) Como juiz (18:28)
Gilmar Mendes: Kassio, papo encerrado. Marmelada bao dah. Jah falei com Fux. Eu entendo de Malandro. (18:30)
Nunes Marques: Claro que você entende ... (18:30)
Gilmar Mendes: Tramoias .... (18:31)
VEJA TAMBÉM:
Tensões em torno do caso Master e julgamento de Moraes
O embate entre os ministros do STF foi motivado pelas tensões em torno da condução do caso Master, cujos desdobramentos provocaram divergências agudas nos bastidores da Corte.
Nas mensagens, que a Gazeta do Povo teve acesso, a atuação de Nunes Marques e Luiz Fux é classificada como "servil" por Gilmar Mendes, por quem o afastamento de Kassio de processos no STF e de suas funções no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chega a ser exigido de forma contundente.







