• Carregando...
Deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresenta pedido de cassação contra Glauber Braga (PSOL-RJ).
Deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresenta pedido de cassação contra Glauber Braga (PSOL-RJ).| Foto: Ana Carolina Curvello

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) informou nesta terça-feira (16) que protocolou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), por ele ter agredido o ativista político e membro do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, a chutes e empurrões dentro das dependências do Congresso Nacional.

“Vamos ingressar hoje, não apenas com um processo judicial, mas também com uma representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do deputado. É absolutamente inaceitável que um parlamentar expulsa e agrida um cidadão comum que veio conversar com parlamentares com os quais simpatiza, e que o deputado bata em uma pessoa porque discorda ideologicamente dessa pessoa”, disse Kataguiri durante uma coletiva de imprensa na Câmara.

Na coletiva, Costenaro explicou que veio à Câmara para defender os direitos dos motoristas de Uber na regulamentação proposta pelo governo para os trabalhadores de aplicativos. Ele conta que estava visitando os deputados, quando o deputado Glauber Braga, chegou o peitando e começou a xingá-lo e difamá-lo.

O momento da agressão foi divulgado em um vídeo pelas redes sociais. O parlamentar aparece acusando Costenaro de ter agredido a mãe de um militante do PSOL e o empurrando para fora do prédio. Durante a confusão, é possível escutar gritos de “fora, MBL”.

“Ele [Glauber Braga] já tinha dito no plenário que quando ele me visse, ele iria me agredir. Isso tá gravado e foi isso que aconteceu. Ele chegou me difamou, me agrediu, falou que eu ameacei pessoas e isso é mentira. Ele me botou pra fora. Até quando isso vai acontecer da Câmara?”, declarou.

Depois da agressão, alguns deputados, como o Kim Kataguiri acompanhou Costenaro ao Departamento da Polícia Legislativa (Depol) para prestar queixa. Neste momento, Kataguiri conta que foi abordado pelo Glauber Braga o chamando de “nazista” e o ameaçando. “Ele só não conseguiu me agredir, porque a polícia impediu”, disse o deputado paulista.

Em resposta às agressões, o deputado Glauber Braga publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que “não se arrepende de nada”.

“Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra facista de MBL!“, escreveu Braga.

A liderança da oposição repudiou a agressão promovida pelo deputado Glauber Braga. “Nós não podemos tolerar esse tipo de comportamento no parlamento brasileiro. Portanto, nós vamos apoiar todos os pedidos de cassação, que esse episódio irá ocasionar”, disse o líder da oposição, Filipe Barros (PL-PR).

“Eu, pessoalmente, fico só com uma dúvida se o caso é apenas de Comissão de Ética, ou também o deputado Glauber merece uma clínica de reabilitação, que é o que me parece”, complementou o deputado paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]