Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Baixo nível"

Após climão, Motta rebate crítica de Lula ao Congresso

Após climão, Motta rebate crítica de Lula ao Congresso
Motta disse acreditar que Lula se referiu à "extrema direita" quando criticou a "qualidade de baixo nível" do Congresso. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o “baixo nível” do Congresso. Motta disse acreditar que o petista se referiu à “extrema direita” e afirmou que, caso a crítica tenha sido ao Parlamento como um todo, ele “discorda plenamente”.

“Quando o presidente se dirigiu ao Congresso, penso que ele quis fazer uma crítica à extrema direita. Se o presidente tiver falado sobre o Congresso — que eu acredito que ele não falou — quero dizer que discordo plenamente, porque foi esse Congresso que aprovou quase tudo o que o governo enviou, claro, com modificações”, afirmou Motta em entrevista ao programa de Míriam Leitão, na GloboNews.

O deputado participou de um evento oficial do governo no Rio de Janeiro, onde chegou a ser vaiado pelo público e recebeu o apoio do presidente. Durante o discurso, Lula disse que “o país não pode permitir que a direita volte ao poder” e criticou o Legislativo.

VEJA TAMBÉM:

“Tem que analisar qual é o compromisso das pessoas. O Hugo é presidente desse Congresso, ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora”, disse o chefe do Executivo.

O presidente, no entanto, errou ao titular Motta como presidente do Congresso – ele preside apenas a Câmara, enquanto o Parlamento como um todo é comandado pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), que acumula também a chefia do Senado Federal.

À GloboNews, o presidente da Câmara apontou que a polarização política gera críticas fora do tom tanto da direita quanto da esquerda.

“Com relação às colocações do presidente Lula, nós assistimos várias vezes parlamentares criticarem o governo de forma muito veemente. Penso que essa polarização, como o presidente vem de um partido de esquerda e por haver uma extrema direita aguerrida, as críticas acabam saindo do tom em diversos episódios”, disse.

Motta afirmou ainda que pretende conversar pessoalmente com Lula para “atualizar” a relação do governo com a Câmara. Para o deputado, o mandatário precisa “acertar os ponteiros da governabilidade” com os partidos políticos para aprovar pautas prioritárias.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.