• Carregando...
Élcio Franco, secretário do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva
Élcio Franco, secretário do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva| Foto:

Quatro meses após a chegada da Covid-19 ao Brasil, o Ministério da Saúde deve publicar uma portaria com recomendações para população, comerciantes e gestores públicos no combate à doença e reabertura econômica.

ESTATÍSTICA: veja os números da Covid no Brasil

De acordo com Élcio Franco, secretário executivo do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (18), o documento visa “contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e do convívio social”. “São regras gerais que orientarão essa retomada. (...) É uma portaria ampla. Atende e orienta qualquer atividade. Desde essa nossa reunião nesta entrevista coletiva até uma convivência em um condomínio ou o uso de um espaço público. São orientações gerais visando a prevenção ao controle e a mitigação da transmissão da Covid-19”, disse.

As recomendações surgem, no entanto, semanas após cidades e estados iniciarem seus planos de reabertura e em um momento em que o Brasil se aproxima de um milhão de infectados pelo novo coronavírus e quase 50 mil mortos pela doença. Também é posterior à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu garantias aos estados e municípios de implementarem planos de ação no combate à pandemia.

Segundo o secretário, as orientações falam de uso de álcool, máscaras, lotação de transporte público e limpeza de ar-condicionado – estratégias que, no geral, já são de conhecimento público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]