Política de preços da Petrobras é independente, afirma Paulo Guedes.| Foto: Agência Brasil

Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmaram que a política de preços da Petrobras é independente, e a companhia está livre para estabelecer o preço do petróleo. Segundo eles, não deve haver intervenção política nas decisões da companhia. Porém, defenderam mais transparência no cálculo do reajuste do preço dos combustíveis.

CARREGANDO :)

As declarações foram dadas após reunião dos ministros e técnicos da estatal com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a política de reajuste de preços da companhia.

Leia também: Não é só o diesel! 6 atos pouco liberais do governo Bolsonaro na economia

Publicidade

"Quem vai decidir o momento e o valor [do reajuste] vai ser a Petrobras", respondeu Bento Albuquerque. "Ela tem total liberdade [para isso]", completou. "É ela [a Petrobras] quem tem que decidir. Ela é independente para estabelecer o preço do petróleo", reafirmou Guedes.

Pedido de Bolsonaro para segurar preço do diesel

Bento Albuquerque disse houve um "erro de comunicação" no episódio em que o presidente Bolsonaro pediu para a Petrobras segurar o aumento de 5,74% no diesel. “Por contingências estava voando para Roraima e quando pousei é que comecei a receber as informações. Entendo que presidente, não estando informado e não tendo as pessoas para informá-lo exatamente do que estava ocorrendo, ele pediu esclarecimentos."

Guedes também estava fora do país, nos Estados Unidos, quando Bolsonaro tomou a decisão de ligar para Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras. "Bolsonaro pensou em uma dimensão política. E é natural a preocupação dele. Ele, num tom franco, falou para Castello Branco: 'no dia em que estou comemorando 100 dias, você está jogando diesel no meu chop?'", relatou Guedes.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Apesar de reconhecer a dimensão política da questão, Guedes ressaltou que existe uma dimensão econômica que tem que ser respeitada para não colocar em risco o futuro da companhia e o futuro leilão do excedente do pré-sal, marcado para 28 de outubro. "Não deve haver intervenção política na formação de preços", reafirmou Guedes.

Publicidade

Política de preços da Petrobras: cálculo e transparência

Os ministros relataram que os técnicos da Petrobras explicaram os cálculos da política de preços a Bolsonaro e que o presidente não "quer intervir na Petrobras". A reunião aconteceu nesta terça-feira (16) no Palácio do Planalto. Bolsonaro não participou da coletiva de imprensa.

Os ministros, porém, reconheceram que a Petrobras está estudando a sua política de preços e maneiras de dar mais transparência ao cálculo. "Segurar preço é complicado. Mas reajuste diário não é funcional para a economia", afirmou Guedes. O governo também está estudando os impostos que incidem na formação do preço dos combustíveis.

Eles também destacaram que grande parte das demandas dos caminhoneiros já foi solucionada com o pacote de medidas anunciado para a categoria nesta manhã.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]