i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Desvio de rota

Sem vacinas da Índia, governo usa avião para levar oxigênio ao Amazonas

  • PorEstadão Conteúdo
  • 16/01/2021 10:22
vacina covid-19 india
Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia| Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Com a negativa da Índia em entregar dois milhões de doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford ao Brasil, o governo decidiu dar um novo destino para a aeronave que voaria até Bombaim. Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que o avião da Azul, que está em Recife (PE), seria enviado ainda na sexta-feira (15), às 23h, para Campinas (SP), a fim de ser carregado com cilindros de oxigênio que serão transportados para Manaus (AM) no sábado (16).

"A aeronave levará a capacidade máxima para esse tipo de carga. O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde a fim de abastecer as unidades de saúde da região", informou a pasta. "O voo será realizado pela mesma aeronave que partiria hoje para Bombaim, na Índia, uma vez que a missão foi reprogramada devido questões diplomáticas entre Brasil e Índia e deverá ocorrer nos próximos dias".

A decisão da Índia frustrou a expectativa do governo federal, que havia preparado um plano para que o imunizante chegasse ao País até domingo (17), a tempo de ser usado no início da vacinação em todo o país, prevista para quarta-feira, 20. Com a recusa da Índia em enviar as doses, não está descartada a possibilidade de a vacinação começar apenas com a Coronavac.

Em entrevista ao programa Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, o presidente Jair Bolsonaro havia dito que o envio de doses pela Índia poderia atrasar em "um ou dois dias", até que a vacinação fosse iniciada no país asiático. Na nota oficial, o governo não informou a nova data do voo para a Índia.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chegou a telefonar na noite de quinta-feira (14), para o chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar. Ele reiterou o pedido para importação das vacinas. A Índia, no entanto, alegou "problemas logísticos" para liberar as doses ao Brasil.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • I

    IvoHM

    ± 16 horas

    Pois é, pandemínions e coronalovers. Está difícil de conseguir o elixir mutante ou a vacina par-ou-ímpar (aquela de 50%) para vocês. O Presidente está se esforçando, a Anvisa está analisando... Mas sabem como é, a ciência deve seguir uma certa sequência, para que os resultados sejam os mais próximos da realidade. Mas não se preocupem, eu cedo a minha vez para vocês. Fiquem à vontade para serem cobaias deste fantástico experimento da ciência moderna. Só peço que depois contem para a gente como foi, talquei?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO

      ± 21 horas

      Acho que os bolsonaristas deviam der fiéis ao bozo e se tratarem com cloroquina. Podem ir um pouco mais além e seguirem o Trump. Apliquem desinfetante na veia. E o que mede em.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Dylan Rees

        16/01/2021 22:33:05

        Bom que estão usando o avião fretado!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rodrigo

          16/01/2021 22:16:43

          Bombaim mudou de nome para Mumbai em 1995, creio que já podemos usar o nome novo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Joao Jose da Silva

            16/01/2021 21:40:54

            Mico falou que as industrias das vacinas é que teriam que nos procurar ...nao entendi o que esse aviao ia fazer na India ????

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • X

              Xarope

              16/01/2021 20:30:03

              A Índia iniciou a vacinação em seu território hoje. Não seria surpreendente liberar 2 milhões de doses para o Brasil neste momento.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Salo

                16/01/2021 19:20:37

                Quem vai pagar o aluguel do avião que iria para a Índia, foi até Recife e ficou parado. A azul vai cobrar de alguém e é claro, nos pagaremos a incompetência. Acho que o TCU deve mandar a conta para quem contratou e mandou o avião sem ter o que trazer.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  AB

                  16/01/2021 18:42:40

                  Amadores. Ainda bem que o Moro saiu disso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ricardo Bellodi

                    16/01/2021 17:14:49

                    Não votei no genocida e jamais votaria nele. Tanto pelas propostas, como pelo passado se 28 anos só mamando na câmara e emitindo notas frias de gasolina. Mas indo ao que interessa. Não tem como continuar com eles no poder. A coisa saiu completamente do controle. É hora de um freio de arrumação.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Lucio Araripe de Abreu e Lima

                      16/01/2021 15:57:27

                      O TRUMP é doido mas, nunca foi **** . Tanto que, BANCOU com um bilhão de dólares para cada um, CINCO laboratórios para criarem uma vacina. Na época não havia vacina e os laboratrios não tinham dinheiro para bancar a pesquisa. Jonson, Pfizer, Moderna, Oxford, Covavax. RESULTADO: Vejo na TV o BIDEN tomando a vacina do Pfizer ( 98%) de eficácia. Vacina que foi bancada pelo TRUMP. Agora, no Brasil, vamos ter uma solução "morena". O governo vai querer tomar, na "mão grande" da vacina do Dória. O Dória vai reclamar com o Lewandowsvsk. O governo vai pandar a PF ou o Exército tomar a vacina na marra. ´No dia "D" na hora "H" ele vai contar com meu voto... Valha-me São Maduro...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sr. Walker

                        16/01/2021 15:32:23

                        Estou percebendo que o governo federal e a força aérea nacional tem somente este único aviãzinho aí. Horror

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          16/01/2021 15:17:23

                          Comecei a rezar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Joao Jose da Silva

                            16/01/2021 15:16:51

                            Mico ja foi gerente de loja ?? Ja foi sindico ?? Ja foi prefeito ??? Ja foi governador ??? Agora querem um lider sem experiencia ??? Nao dá né !!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Dejoão

                              16/01/2021 14:58:49

                              A lista de reflexões sugeridas pode ser estendida ao infinito nesse governo, mas vamos nos ater à crise provocada pelo Coronavírus. Merece apoio popular um governo cujo ministro da saúde visita um dos estados da federação para oferecer remédios sem eficácia, como se fosse um curandeiro, e depois de 2 dias esse mesmo estado fica desabastecido de OXIGÊNIO?? É esse o governo que merece ser defendido? Ainda q o governo estadual e municipal sejam corruptos e ineficientes, a União vai assistir a tudo em inércia? Deixarão compatriotas morrerem POR ASFIXIA, desde q a culpa não seja atribuída ao governo federal? É esse o governo que ainda tem apoio de 30% da população? Reflitam. Que Deus nos ajude!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • R

                                Rubens Farias

                                16/01/2021 19:34:01

                                LB_Bravo não dá para ensinar jumento a falar, jumento sempre vai relinchar. Pedir para esse povo de extrema-direita direita pensar, eles só repetem o que os silas malafaias deles mandam

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Dejoão

                              16/01/2021 14:51:02

                              Convido todos a uma reflexão íntima e honesta. É defensável um governo cujo líder previu 800 mortes por uma doença que já vitimou mais de 200 mil brasileiros (youtube, "800 Mortes por H1N1 em 2019")? É defensável um governo que se preocupou mais com a propaganda (adesivagem do avião) que com a efetiva busca e distribuição da vacina (Índia sequer confirmou o acordo)? É defensável um presidente que joga futebol, nada na praia e joga sinuca durante a maior crise sanitária dos últimos 100 anos? Ainda merece apoio um governo q usa DESCARADAMENTE uma MENTIRA para justificar sua inação durante a pandemia? (leiam, direto no site do STF, "STF reconhece competência CONCORRENTE"). Reflitam.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Salo

                                16/01/2021 14:25:36

                                Carteirada que não deu certo. A Índia não aceitou pois não esta subordinada ao Brasil. Precisamos de alguém competente nas relações exteriores, pois o atual só ficava na cola do Trump, seu líder e que o povo dos Estados Unidos não reelegeu.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Aparecida de Moraes Ribeiro

                                  16/01/2021 14:06:24

                                  O comercial na faixa do avião é supimpa.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Adriano Fritz

                                    16/01/2021 13:44:31

                                    Uma pataquada atrás da outra se fosse futebol já teria pedido muitas músicas no fantástico! Tenho 43 anos passei por Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar e os outros lixos que já governaram esse país mas bato palmas ao lixo do que nos desgoverna atualmente! Ele se supera a cada atitude! E o povo torporoso vendo tudo e achando maravilhoso!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    5 Respostas
                                    • A

                                      Adriano Fritz

                                      17/01/2021 0:20:40

                                      Todos lixos Fernando Henrique que inventou à reeleição, Lula do mensalão, Dilma do petrolão e o Temer dos portos! Feliz?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Adriano Fritz

                                      17/01/2021 0:20:39

                                      Todos lixos Fernando Henrique que inventou à reeleição, Lula do mensalão, Dilma do petrolão e o Temer dos portos! Feliz?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Adriano Fritz

                                      17/01/2021 0:18:52

                                      Sou petista sim não falei do Fernando Henrique nem do Temer! Você tem parcela na desgraça que o país está passando, sabe ler mais não sabe interpretar! Quando vai entender que tanto faz o néscio que ocupa a presidência?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Sr. Walker

                                      16/01/2021 15:30:58

                                      Só pode ser petista né. Tentou esconder mas ficou muito evidente. Mas tbm não gosto nem concordo com o psicopata genocida.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      LUIZ CARLOS SANCHES

                                      16/01/2021 15:27:54

                                      Elencou vários presidentes, mas se olvidou dos últimos?!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.