• Carregando...
vacina covid-19 india
Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia| Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Com a negativa da Índia em entregar dois milhões de doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford ao Brasil, o governo decidiu dar um novo destino para a aeronave que voaria até Bombaim. Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que o avião da Azul, que está em Recife (PE), seria enviado ainda na sexta-feira (15), às 23h, para Campinas (SP), a fim de ser carregado com cilindros de oxigênio que serão transportados para Manaus (AM) no sábado (16).

"A aeronave levará a capacidade máxima para esse tipo de carga. O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde a fim de abastecer as unidades de saúde da região", informou a pasta. "O voo será realizado pela mesma aeronave que partiria hoje para Bombaim, na Índia, uma vez que a missão foi reprogramada devido questões diplomáticas entre Brasil e Índia e deverá ocorrer nos próximos dias".

A decisão da Índia frustrou a expectativa do governo federal, que havia preparado um plano para que o imunizante chegasse ao País até domingo (17), a tempo de ser usado no início da vacinação em todo o país, prevista para quarta-feira, 20. Com a recusa da Índia em enviar as doses, não está descartada a possibilidade de a vacinação começar apenas com a Coronavac.

Em entrevista ao programa Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, o presidente Jair Bolsonaro havia dito que o envio de doses pela Índia poderia atrasar em "um ou dois dias", até que a vacinação fosse iniciada no país asiático. Na nota oficial, o governo não informou a nova data do voo para a Índia.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chegou a telefonar na noite de quinta-feira (14), para o chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar. Ele reiterou o pedido para importação das vacinas. A Índia, no entanto, alegou "problemas logísticos" para liberar as doses ao Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]