Barroso comentou sobre o cancelamento dos vistos americanos dos ministros do STF.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que ele e outros ministros estão "apenas observando" o cancelamento de seus vistos por parte do governo dos Estados Unidos. A fala foi proferida nesta segunda-feira (21), após um evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará, na cidade de Fortaleza.

CARREGANDO :)

Barroso disse também que trata "esse assunto com muita importância, com seriedade". No entanto, afirmou que "ainda não é hora de comentá-lo".

Na última sexta-feira (18), os EUA anunciaram o cancelamento dos vistos de diversas autoridades brasileiras e de seus familiares. Dentre elas constam os ministros Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, além do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet. Dentre os onze membros do STF, apenas André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não foram sancionados.

Publicidade

A sanção americana se deu após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de impor uma série de restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro naquele mesmo dia. Dentre elas estavam: a imposição do uso de tornozeleira eletrônica; a proibição de falar com o próprio filho; a ordem para que permanecesse em casa das 19h às 7h; a proibição de se comunicar pelas redes sociais; dentre outras. Moraes também havia ordenado à Polícia Federal (PF) que fizesse uma operação de busca e apreensão na residência de Bolsonaro, a fim de recolher todo o dinheiro, computadores e celulares que fossem lá encontrados.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]