• Carregando...
Bia Kicis
Deputada Bia Kicis (PL-DF) em discurso no plenário da Câmara| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) irá substituir o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na liderança do bloco da Minoria na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada após reunião entre a parlamentar e o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi confirmada nesta terça-feira (6) pela parlamentar, que assumirá o posto na quarta-feira (7).

“Um ano com muitos desafios. Como líder da Minoria e junto com o líder da oposição, [Carlos Jordy,] pretendo organizar o grupo para trabalharmos pelas pautas prioritárias, pelo resgate das prerrogativas do Parlamento e para obstruir os desmandos do governo”, disse Bia Kicis à Gazeta do Povo.

A oposição já trabalhava com a possibilidade da troca no comando da Minoria. Ao assumir o grupo, no ano passado, Eduardo Bolsonaro comunicou aos aliados que só ficaria um ano. A legenda trabalhava com mais dois nomes para essa sucessão: Júlia Zanatta (SC) e Marcos Pollon (MS).

No entanto, Bia Kicis é vista pelo partido como o nome de melhor trânsito entre os parlamentes. Outro fator que auxiliou a escolha é o fato de ela não precisar se concentrar em eleições municipais, já que o DF não participa do pleito.

Assim como outras lideranças, o líder da Minoria participa do Colégio de Líderes - grupo que debate com o presidente da Câmara os projetos a serem votados pelos parlamentares. Cabe a ele fazer contraposição ao líder do governo. Ele também pode orientar votos e possui tempo de fala previsto no ordenamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]