i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Estados Unidos

E se Biden vencer eleição americana? Há motivos para Bolsonaro se preocupar?

  • PorLeonardo Desideri, com Estadão Conteúdo
  • Brasília
  • 25/07/2020 13:10
Ex-vice-presidente e candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden.
Ex-vice-presidente e candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden aparece com vantagem de oito pontos sobre Trump nas pesquisas de intenção de voto.| Foto: Drew Angerer/AFP

O presidente Jair Bolsonaro tem em Donald Trump um de seus maiores aliados na política externa. A parceria com o líder norte-americano rendeu o acordo para uso da Base de Alcântara, facilitou o apoio dos EUA à entrada do Brasil na OCDE, fez os dois países começarem a sonhar com um acordo de livre comércio e, no campo cultural, gerou a Aliança Internacional pela Liberdade Religiosa. Mas, em 2021, Trump pode deixar a presidência dos Estados Unidos. As eleições americanas ocorrem em novembro de 2020, e o candidato democrata, Joe Biden, tem aparecido à frente do republicano nas pesquisas.

Na última delas, divulgada na quarta-feira (22) pela Reuters/Ipsos, a diferença era de oito pontos percentuais. E se Biden vencer? Como o Brasil de Bolsonaro pode ser afetado no caso de Trump não se reeleger?

Na semana passada, o próprio presidente brasileiro tentou responder à pergunta em tom conciliador. Em transmissão ao vivo na internet, Bolsonaro disse: "Torço pelo republicano dada a liberdade que eu tenho, que o Trump me deu, de ligar pra ele em qualquer momento". Por outro lado, afirmou que, em eventual vitória de Biden, ele continuaria tentando "aprofundar essa relação comercial nossa" com os Estados Unidos.

Vitória de Biden se tornou mais plausível nos últimos meses

Em janeiro de 2020, uma fonte do Itamaraty consultada pela Gazeta do Povo respondeu à pergunta “e se os democratas vencerem?” descartando a hipótese. “O Trump vai vencer”, afirmou.

Na época, a popularidade de Donald Trump vinha crescendo. O coronavírus ainda não era visto como uma grande ameaça mundial, e o movimento “Black Lives Matter” ainda não tinha ganhado o destaque que tem agora. A forma como Trump conduziu os Estados Unidos na pandemia e a resposta que ele deu ao assassinato de George Floyd são apontadas como motivos para que sua popularidade tenha despencado nos últimos meses.

É fato que a confiabilidade das pesquisas para prever o resultado das eleições norte-americanas já foi posta em xeque em 2016, quando Trump contrariou os prognósticos dos institutos e se elegeu presidente. Por outro lado, também é verdade que o republicano já esteve em situação mais confortável em relação ao apoio popular.

Biden retomaria tendência a acordos multilaterais

Especialistas entrevistados pela Gazeta do Povo consideram que a principal mudança na política externa dos EUA com uma eventual eleição de Biden seria o fim da tendência de construção de acordos bilaterais, uma marca de Trump. “A nova política do Trump é acabar com os acordos globais e partir para acordos bilaterais”, explica o analista político Carlo Barbieri.

O cientista político Márcio Coimbra, diretor executivo do Interlegis e ex-diretor da Apex Brasil, prevê “uma mudança profunda na política externa americana”, que poderá passar por “uma volta aos organismos multilaterais” como OMC, ONU e OMS.

A mudança poderia ser ruim para o Brasil de Bolsonaro, que acompanhou, nos últimos tempos, a resistência de Trump ao multilateralismo. “Esse é um mundo do qual o Brasil se afastou, em função dessa aliança com o Trump”, diz.

Coimbra considera que o Brasil vai perder o alinhamento com os americanos em seus posicionamentos nos órgãos multilaterais. Mas, na agenda bilateral com o Brasil, conquistas como o Acordo de Alcântara, a negociação para a área de livre comércio e o fim de vistos para americanos entrarem no Brasil continuarão sendo do interesse do governo dos EUA.

“A gente tem que separar o que seria o diálogo pessoal do Trump com o Bolsonaro do diálogo institucional entre os Estados Unidos e o Brasil. E os Estados Unidos tiveram muito a ganhar nessa relação com o Brasil. Uma série de coisas que aconteceram não deve morrer com o governo Biden”, diz Coimbra.

Entre as conquistas que devem continuar vivas é o apoio prioritário à entrada do Brasil na OCDE. Para Coimbra, uma eventual mudança ideológica no governo norte-americano não afetará o pleito do Brasil a ingressar no órgão.

Acordo de livre comércio estaria ameaçado?

Brasil e EUA negociam, atualmente, um acordo de livre comércio. Especialistas concordam que essa negociação continuaria sendo conduzida, mas divergem sobre a dificuldade de concretizá-la.

Para Coimbra, a união dos dois países na agenda ideológica “perde muita força”, mas, “se existia uma inclinação para uma área de livre comércio entre os dois países, isso é uma coisa que não morre”.

Segundo ele, uma eventual vitória de Biden só deverá mudar as cores do acordo: grupos comerciais ligados ao partido democrata sairão beneficiados, enquanto setores vinculados aos republicanos sairão em desvantagem. No fim das contas, os termos serão negociados de forma distinta, mas o acordo continuará interessando os EUA.

“Alguns setores que não estavam contemplados com o governo Trump podem ser contemplados com o Biden, e vice-versa. Tanto o partido democrata quanto o republicano recebem doações grandes de setores da economia americana”, diz Coimbra.

Já para Carlo Barbieri, a negociação continuaria com Biden, mas demoraria muito mais tempo. Com Trump, segundo ele, os termos do acordo poderiam estar costurados até o fim de 2021, enquanto com Biden as conversas podem se manter por “mais quatro ou cinco anos”.

“O acordo tem que contar com muita boa vontade dos Estados Unidos, porque o Brasil tem um sistema tarifário extremamente protecionista. Com a ascensão eventual do Biden, essa boa vontade a gente sabe que não vai haver”, diz Barbieri. Ele pondera, no entanto, que “Biden é um americano”, e não deixaria de negociar só por conta das divergências ideológicas com Bolsonaro.

Ex-assessores de Biden apontam estilo conciliador do candidato

Entre ex-assessores e diplomatas que trabalharam com Biden, é consenso que o democrata conhece o Brasil, sabe dos entraves na relação e tem disposição para aprofundar a parceria. Mas exigirá sinais de Bolsonaro. "O potencial de tensão é muito claro", afirma Michael Camilleri, diretor do centro Rule of Law, do Diálogo Interamericano.

Segundo ele, a política externa de Biden deve se orientar por três eixos: liderar a resposta global à pandemia, avançar a agenda ambiental e aumentar a pressão sobre governos autoritários. Bolsonaro tem sido pressionado pela comunidade internacional e pela esquerda americana em todas as três frentes.

"Mas Biden tem estilo construtivo, conhece o Brasil e valoriza a parceria. Dependerá de como Bolsonaro agirá", afirma Camilleri, ex-assessor de América Latina de Barack Obama no Departamento de Estado e no Conselho de Segurança Nacional, onde trabalhou com Biden.

Quando Dilma Rousseff desmarcou a viagem que faria a Washington, em 2013, em meio a denúncias de que fora espionada pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), a Casa Branca escalou Biden para resolver o problema. Em 2014, o democrata foi à Arena das Dunas, em Natal, para assistir a estreia da seleção americana na Copa, e depois esteve em Brasília, no primeiro dia de 2015, para a posse de Dilma no segundo mandato.

Segundo interlocutores dos dois governos, Biden telefonava mensalmente para Dilma e era o único vice-presidente com quem ela aceitava conversar. O democrata esteve envolvido na disputa pela venda de caças supersônicos ao Brasil. "Quais são os problemas?", perguntava Biden nas reuniões com o governo brasileiro, querendo saber dos empecilhos para a Boeing na disputa.

O americano anotava em um caderno as questões levantadas pelos brasileiros e telefonava depois com parte dos problemas resolvidos. No fim, os EUA ficaram frustrados com o desfecho da disputa, quando o Brasil comprou os caças da sueca Gripen.

Mesmo assim, a boa relação rendeu resultados em 2015, quando Dilma afirmou, em Washington, que o sucesso da visita deveria ser creditado a Biden, "por sua determinação e disposição de dialogar". A petista chegou a chamar o americano de "amigo" e a defini-lo como um "homem charmoso".

As pesquisas nos EUA mostram Biden com mais de dez pontos porcentuais à frente de Trump. Com isso, até o conservador John Bolton, que foi conselheiro de Segurança Nacional de Trump, afirmou que Bolsonaro precisa abrir "linhas de comunicação" com os democratas.

Mas Thomas Shannon, embaixador americano no Brasil em parte do governo Obama, teme que o Brasil possa chegar atrasado. "O mundo estará ocupado em janeiro. O tempo do presidente eleito estará voltado para a resposta à pandemia, para a economia, para a relação com China e Rússia, para salvar o acordo nuclear com o Irã e para os europeus", diz.

Democratas consideram que sintonia sobre Amazônia facilitaria aproximação

A Amazônia será tema importante em eventuais conversas entre os democratas e Bolsonaro. Em março, em entrevista à revista Americas Quarterly, Biden afirmou que seu governo "reuniria o mundo" para garantir a proteção da floresta, caso o Brasil falhe na missão. "Biden se preocupa muito com a questão climática e é também um tema no qual a base do Partido Democrata coloca muita energia", afirma Michael Camilleri, analista do Diálogo Interamericano.

A resistência articulada pelos congressistas da ala mais à esquerda do Partido Democrata ganhou corpo depois das notícias sobre o aumento das queimadas na Amazônia, no ano passado. Neste ano, 24 deputados do Comitê de Orçamento, o mais importante da Câmara dos Deputados dos EUA, enviaram uma carta ao Escritório Comercial na qual se dizem contra um acordo comercial com o Brasil durante a gestão Bolsonaro.

Deputado e presidente da subcomissão de Comércio da Câmara, Earl Blumenauer é um dos que subscreveu a carta. Para ele, Bolsonaro é "uma imitação pobre de Trump". "A liderança brasileira atual não inspira confiança. É essencial falar sobre a Amazônia quando tratamos de mudanças climáticas globais. Biden estará em posição de colocar claramente quais são as condições dos EUA para desenvolver essa relação com o Brasil", disse Blumenauer ao jornal O Estado de S. Paulo.

36 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 36 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Dinho Bryan

    ± 66 dias

    Os institutos americanos de pesquisas estão fazendo a coisa certa desta vez? As pesquisas da eleição anterior elegiam a Hillary. Biden é fraco nos debates, tem conduta moral, no mínimo, questionável e mesmo com bom diálogo com Dilma foi preterido na negociação do jatos. Alguém que foi "engabelado" por Dilma, como poderá ser o chefe do mundo livre?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus Pinheiro Machado

      ± 66 dias

      "em briga de gavião jacu não pia"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        IvoHM

        ± 66 dias

        Joe Biden não tem a menor condição de ser eleito. Além de ser um Dilmo, existem diversos vídeos dele xavecando e constrangendo meninas pré-adolescentes em público, e ainda, cafungando bebês de colo. O sujeito demonstra preocupantes sinais de pedofilia. "Creepy" Joe, na definição de Donald Trump. Deus livre a America de um cara desses!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz Alberto

          ± 66 dias

          Pelo menos vamos dar muita risada com as tiradas dilmísticas do Biden! Ele é também hilário.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Leonardo Freitas

            ± 66 dias

            Os detratores do Bolsonaro o chamam de vassalo do Trump e dizem que o certo mesmo era a política de independência (na verdade, era mais antagonismo) em relação aos EUA adotada pelo PT. Agora será o fim do mundo se o Bolsonaro não for querido pelo futuro Presidente dos EUA? Pela lógica dos críticos, deveria ser motivo de comemoração, não? Sejam coerentes.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              carlos

              ± 66 dias

              O mito deveria é se preocupar com o zero um: o menino tá a caminho do presídio.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Saber é poder

                ± 66 dias

                Que medo. Só de cogitar dar esse cargo ao "Great Reset partner", volto a lembrar daquela miséria do Brasil que tínhamos no período Obama.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  TITO LIVIO SOUSA DANTAS

                  ± 67 dias

                  Vocês viraram a Falha de São Paulo?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    tamotsu kashino

                    ± 67 dias

                    Trump será reeleito tranquilamente, ainda tem 4 meses para eleição, até lá coronavirs sera´controlado com nova v acina ou medicamentos, e a economia do EUA estará totalmente recuperado, Trump vai aproveitar a gerra comercial com China que tem apoio de 70% dos americanos inclusive Democratas, Bidem atualmente levando vantagem por causado coronavirus e de questão racial, mas estes não vão durar, tem muitos falando que Bidem estaria sofrendo aizhaimer.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      WANIA KARLA LOUZADA DOS SANTOS AMORIM MOURA

                      ± 67 dias

                      Há motivos para o mundo inteiro se preocupar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                        ± 67 dias

                        Desculpe-me o articulista, mas Biden apenas fará um jogo de cena contra o Bolsonaro. A China mudou seu modus operandi e os EUA tem muito a poder em deixar o país ficar a merce do gigante asiático. Todos os outros acordos comerciais são irrisórios para o tabuleiro de xadrez que se configura. Hoje mesmo lia no The Guardian sobre a animosidade da Australia contra a China. Nesta mesma Gazeta, Leonardo Coutinho, tem nos trazido luz sobre as manobras chinesas. Os americanos são pragmáticos, não serão tolos com esta configuração. No mandato de Obama, a preocupação era com Estado Islâmico e terrorista Bin Laden ainda vivo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          DENISSON HONORIO DA SILVA

                          ± 67 dias

                          Desculpe-me o articulista, mas Biden apenas fará um jogo de cena contra o Bolsonaro. A China mudou seu modus operandi e os EUA tem muito a poder em deixar o país ficar a merce do gigante asiático. Todos os outros acordos comerciais são irrisórios para o tabuleiro de xadrez que se configura. Hoje mesmo lia no The Guardian sobre a animosidade da Australia contra a China. Nesta mesma Gazeta, Leonardo Coutinho, tem nos trazido luz sobre as manobras chinesas. Os americanos são pragmáticos, não serão tolos com esta configuração. No mandato de Obama, a preocupação era com Estado Islâmico e terrorista Bin Laden ainda vivo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MARCOS

                            ± 67 dias

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              Natan Monteiro

                              ± 67 dias

                              Que Deus não permita uma criatura como o Biden a frente do país mais poderoso do mundo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Hélio

                                ± 67 dias

                                A vitória de Donald Trump seria melhor para o Brasil, porque já uma boa sintonia com Bolsonaro. Entretanto não vejo grandes problemas com Biden. Nos últimos oitos anos de governo democrata nos EUA, o Brasil estava de costas para os americanos, como a desastrada diplomacia petralha. A partir de 2019 o Brasil foi aos Estados Unidos e deixou claro o interesse de sermos amigos e parceiros. Então qual o problema ? Eu digo qual é o problema: É TERMOS UMA POLÍTICA EXTERNA BURRA E ENVIESADA!!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Nm

                                  ± 67 dias

                                  Acho que as relações pessoais entre os Presidentes pode ser abalada, mas o alinhamento ideológico e comercial poco mudam., basta ver o histórico das relações entre os dois paises.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Maquiavel

                                    ± 67 dias

                                    Trump 2020

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • X

                                      Xicote

                                      ± 67 dias

                                      Trump outro unico negacionista do planeta ...o Covid o enterrou....e sera jogado cloroquina em seu tumulo !!!! Bolsonaro avisa que tambem não irá a posse de Biden !!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos Rieper

                                        ± 67 dias

                                        Acho que os americanos é que precisariam se preocupar mais com isso. E acho muito improvável deste democrata vencer, se fosse outro talvez, mas esse, não acredito.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          julio marcos Correia

                                          ± 67 dias

                                          Logiki qui tem!!! Os comunistas tomando o poder no maior país do mundo....O planeta estará condenado....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rodrigo Gomes

                                            ± 67 dias

                                            A questão ambiental será a única relevante. Sem dúvida existirá uma pressão muito maior relacionada a isso. Porém, é muito mais uma oportunidade do que um problema.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              E.NETO

                                              ± 67 dias

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                ABD58

                                                ± 67 dias

                                                Mesma probabilidade Boulos vencer uma disputa eleitoral no primeiro turno.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  NH4NO3

                                                  ± 67 dias

                                                  Trump vai sair à força da Casa Branca. Vai sair carregado pelo Fuzileiro Naval e jogado porta afora.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                    ± 67 dias

                                                    Trum não perde as eleições nos EUA. Quem viver verá....

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • S

                                                      Stanislau Surek

                                                      ± 67 dias

                                                      Já perdeu.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Celito Medeiros

                                                    ± 67 dias

                                                    Gostei da maioria dos comentários com conscientização. Ninguém irá rebaixar o Brasil, somos uma GRANDE POTÊNCIA, não reconhecida ou adormecida em berço esplêndido. Temos um Povo de todas as origens, raças, cores, religiões etc... Não gostamos de Guerras e Domínios. Normal que o Povo fique descontente em ver este Grande País à mercê destes Dominadores mundiais. E vou dizer algo sem medo, ainda vamos agradecer a todas as Opiniões deste Povo, por serem o Pêndulo Político, para consciência de todos, o que é ser dominado e ainda apoiar dominadores. Logo este País do Futuro, terá uma sociedade muito orgulhosa de todos nós, até dos que se forem...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      Stanislau Surek

                                                      ± 67 dias

                                                      Bolsonaro vai ter coragem de chamar Biden de comunista? Kkkk

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • M

                                                        Maquiavel

                                                        ± 67 dias

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      José Aldo

                                                      ± 67 dias

                                                      " a confiabilidade das pesquisas para prever o resultado das eleições norte-americanas já foi posta em xeque em 2016, quando Trump contrariou os prognósticos" NO TEXTO ACIMA LEIA-SE " em xeque" COMO: DESMORALIZADA, ESTRIPADA, DESTRUÍDA.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        AMAURI

                                                        ± 67 dias

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • M

                                                          Maquiavel

                                                          ± 67 dias

                                                          E a China vai enterrar no rabo do mundo

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • Z

                                                        Zyss

                                                        ± 67 dias

                                                        Se esse velho esclerosado ganhar, os conservadores mundiais estarão em perigo.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          JF

                                                          ± 67 dias

                                                          Deus nos livre de Biden!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            SILVIO MACIEL ROCHA

                                                            ± 67 dias

                                                            Esse Biden é um pateta. Levará uma surra de Donald Trump.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              FB

                                                              ± 67 dias

                                                              Se Biden fosse um problema só para o Brasil, tudo bem, mas ele é uma ameaça para o mundo. A primeira ação dele será colocar os EUA de quatro para a China, que então poderá meter a bota na cara de todos os países do planeta, Brasil incluído.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.