• Carregando...
Polícia Militar confirma morte de quatro crianças em creche no Vale do Itajaí
Polícia Militar confirma morte de quatro crianças em creche no Vale do Itajaí| Foto: Cristóvão Vieira/ O Município Blumenau

Uma creche foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A Polícia Militar confirmou que quatro crianças morreram na creche Cantinho Bom Pastor, e quatro pessoas ficaram feridas.

Segundo a polícia, um homem de 25 anos invadiu o local com um machado e atacou as crianças no momento em que elas brincavam no parquinho da escola. Samu, Corpo de Bombeiros Militar e PM atuaram no atendimento da ocorrência.

“Na manhã desta quarta-feira (5), um homem de 25 anos adentrou em um estabelecimento educacional localizado no bairro Velha e atentou contra a vida de infantes do local”, informou a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em nota.

Ainda de acordo com a PM, o agressor atacou as crianças de maneira aleatória e, após as professoras tentarem defendê-las, ele saiu do local e se entregou na guarda do 10º BPM, onde foi preso e encaminhado à Polícia Civil. O criminoso já tinha passagem pela polícia.

As vítimas que morreram foram 3 meninas e um menino, com faixa etária de 5 a 7 anos. Outras quatro crianças feridas foram levadas ao Hospital Santo Antônio.

A Polícia Civil disse que o homem não teria ligação com a escola. “A Polícia Civil está trabalhando agora para tentar entender o histórico desse investigado. Estamos empenhados na identificação da motivação desse fato. A gente sabe que está correndo muitas coisas nas redes sociais sobre novos ataques, mas pedimos que a população mantenha calma”, disse o delegado do caso.

Somente pais e mães puderam entrar no local e todas as crianças foram sido entregues às suas famílias. Ao longo da manhã, surgiram outros boatos de ataques na região, mas todos foram desmentidos pela PM.

Um vídeo do criminoso tem circulado pela internet, onde ele dizia que a motivação para o crime supostamente teria sido um jogo da internet e que havia mais gente envolvida. A hipótese de que o crime teria relação com o jogo foi descartada pela Polícia Civil (leia mais abaixo).

A investigação vai apurar se outras pessoas têm envolvimento com o planejamento do ataque em Blumenau. "A gente quer identificar se tem mais algum participante. Se mais alguém participou. Como ele tramou esse plano. Onde ele obteve informações”, disse o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel.

Autoridades locais deram detalhes sobre a investigação

No início da tarde, as autoridades deram mais detalhes sobre as investigações da tragédia durante coletiva de imprensa. O delegado-geral Ulisses Gabriel negou qualquer relação do caso com jogo ou organização criminosa. "A situação é de caso isolado e pontual, não tem relação com outras práticas criminosas e não é um ato coordenado por jogo, rede social ou conversas entre criminosos", informou.

O delegado ainda ressaltou que o criminoso tem diversas passagens pela polícia, sendo uma delas por esfaquear o padrasto e até um cachorro, além de briga e posse de drogas. Ele responderá por 4 homicídios triplamente qualificados e por 4 tentativas de homicídio triplamente qualificados.

Na coletiva, também foi informado o boletim médico das crianças que foram feridas e que ainda se encontram em recuperação no hospital. "Temos quatro crianças sendo acompanhadas e todas estão em sala de recuperação. Elas devem ser liberadas para o leito de enfermaria, com alta médica prevista no prazo de 24h", disse a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar (PSDB).

O comandante do Bope-SC, Felipe Sommer, cobrou dos representantes políticos "melhorias na legislação penal para eventualmente retirar essas pessoas de circulação", como uma forma de evitar eventuais tragédias.

A creche Cantinho do Bom Pastor emitiu uma nota de pesar no início da tarde, agradecendo o apoio das forças de segurança e serviços de saúde e afirmou que vai colaborar com as investigações a respeito do ataque.

“Estamos desolados com a tragédia ocorrida no dia de hoje no nosso ambiente escolar, sofrendo terrivelmente e sentindo as dores que afetam cada criança, familiar e amigo. Ainda estamos tentando entender o ocorrido, que atinge o que nos é mais sagrado: a integridade de nossas crianças, que sempre foram aqui recebidas com amor e carinho", escreveu a instituição de ensino.

Acompanhamento do caso em Santa Catarina

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), visitou o local no período da manhã para acompanhar o caso e declarou à imprensa que foi organizado um gabinete de crise. A prefeitura também mandou suspender todas as aulas nesta quarta-feira (5).

Após o anúncio da tragédia, o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, decretou luto oficial de 3 dias. “É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos”, declarou o governador.

“Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, concluiu.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou uma mensagem de pesar pelas vítimas. "Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", escreveu Lula, no Twitter.

O ataque ocorre menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três docentes feridas, além de um estudante.

Autoridades e políticos prestam condolências às famílias das vítimas

Ao longo da manhã desta quarta-feira (5) várias autoridades lamentaram a tragédia em Blumenau e prestaram as suas condolências aos familiares das vítimas.

"Gostaria de externar meu profundo pesar pela tragédia ocorrida em Blumenau, nesta manhã, e minha solidariedade às famílias e ao povo de Santa Catarina. Minhas orações neste momento de consternação e tristeza", escreveu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também manifestou o seu pesar pelo "ataque brutal". "Que a justiça dos homens seja feita de forma implacável diante da certeza que as doces almas vitimadas serão recebidas pelos Anjos do Senhor", escreveu.

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) chamou o criminoso de "monstro" e defendeu que ele seja punido diante dessa "atrocidade". "Meus sentimentos e minha total solidariedade às vítimas e familiares do ataque covarde e desumano que ocorreu hoje na escola infantil", escreveu.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o "mundo inteiro chora" com atrocidades como essa em Blumenau. "No mundo inteiro, tragédias como essa estão se multiplicando aliadas ao discurso de ódio, que não podemos compactuar", acrescentou.

"A monstruosidade deste ataque à bebês e crianças nos acende mais um alerta dos rumos que nossa sociedade vem tomando sob a onda de impunidade que a esquerda conseguiu impor à cultura de nosso país", disse a deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Já o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) defendeu que "medidas de segurança e à saúde mental são urgentes".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]