i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Guerra comercial

Como reunião com conselheiro de Trump ajuda Bolsonaro a isolar a China na “guerra” do 5G

  • Brasília
  • 20/10/2020 22:09
Bolsonaro cumprimenta o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien: parceria estratégica para barrar a entrada dos chineses no 5G no Brasil.
Bolsonaro cumprimenta o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien: parceria estratégica para barrar a entrada dos chineses no 5G no Brasil.| Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro ganhou o empurrão que faltava para tomar sua decisão sobre parâmetros para a adoção da tecnologia 5G no Brasil. Ao receber o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, e sua comitiva, no Palácio do Planalto, o governo deu um importante pontapé para escantear a gigante chinesa Huawei no leilão de licenças do padrão da 5ª geração de internet móvel, em 2021, ao passo em que tenta mitigar os riscos de se elevar o custo da tecnologia no Brasil.

A reunião no Planalto foi classificada pelo governo como um sucesso. O acordo entre o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EximBank) e o Ministério da Economia para ofertar até US$ 1 bilhão em crédito norte-americano para financiar projetos de telecomunicação no Brasil era o que o Executivo precisava para se sentir mais confortável em tomar a decisão de limitar a Huawei no Brasil. No frigir dos ovos, o encontro, que tinha como pano de fundo a assinatura de acordos comerciais, se transformou em uma vitória para a política externa brasileira.

Sob o comando do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o Brasil se propõe a buscar alinhamento a países com uma política ligada ao espectro da direita política. As relações comerciais adotadas junto a governos de esquerda são pragmáticas, mas nunca terão a mesma afinidade. É assim que o Planalto trata a China e, na “guerra do 5G”, a Huawei. Por isso, ter os Estados Unidos como um importante parceiro é visto pelo Executivo como imprescindível para tomar partido.

O 5G é um tema muito sensível dentro do governo. Por isso, a decisão final sobre um banimento ou não da Huawei não foi tomada. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, são defensores de um pragmatismo maior na relação externa e, por isso, defendem uma participação igual dos chineses nesse mercado. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, Araújo e Bolsonaro, têm o pensamento oposto. E é para esse caminho que a decisão final tende a seguir.

A ideia de limitar o alcance dos chineses no 5G já estava tomada por Bolsonaro. É o que apontam interlocutores do Planalto à Gazeta do Povo. Restava decidir a forma de se viabilizar o escanteamento da China. Basicamente, o que se discutia é como irritar menos os chineses. “Irritar vai irritar. A decisão política [de limitar a participação chinesa] já existe. A questão é fazer com que essa irritação não atrapalhe as questões do agronegócio, mas, obviamente, o Brasil é um país grande demais para ficar refém da vontade de um outro país. Se tiver que tomar a decisão estratégica, será tomada independentemente de um abalo no comércio”, diz um auxiliar.

O que Bolsonaro mais desejava era ter os Estados Unidos como fiador dessa cruzada. Afinal, não é nada simples restringir a China na disputa pelo 5G. Por isso, o entendimento no governo é que os acordos firmados com os Estados Unidos possam evitar o encarecimento da tecnologia, como aposta o presidente da Huawei. “Agora, pode mudar? Pode, até o martelo ser batido pelo presidente. Mas, se o Brasil tivesse condições econômicas melhores, isso já teria sido comunicado”, destaca um assessor palaciano.

Por que o temor em relação à China na disputa pelo 5G?

A decisão do governo em tomar lado na disputa pelo 5G é atribuída à segurança nacional. Bolsonaro recebeu relatórios de que duas leis na China obrigam empresas chinesas a passar dados solicitados ao Partido Comunista. Ou seja, o entendimento é de que a Huawei tem participação direta na cúpula do governo chinês.

“Nós temos plena convicção do risco da China para a segurança nacional. Acreditamos no pragmatismo econômico, mas temos plena convicção de que questões estratégicas não podem ser tratadas com eles. Entre crescimento econômico e soberania nacional, não vamos entregar a soberania nacional”, alerta um técnico da Presidência da República.

A ideia, portanto, é limitar ao máximo a participação chinesa no leilão de licenças do padrão da 5ª geração de internet móvel, mas não eliminar. O objetivo do Planalto é diversificar a infraestrutura das redes com limite de provedores para evitar que a Huawei tenha uma vasta penetração no mercado. A gigante chinesa já detém uma significativa parcela e, justamente por isso, alega que impedi-los de prover a tecnologia aumentaria o custo. O que se discute dentro da Presidência é estabelecer que, no mínimo, duas fabricantes explorem elementos de rede das operadoras.

Além dos apontados aspectos acerca da soberania e segurança nacional, o isolamento à tecnologia chinesa representa a Bolsonaro o cumprimento de uma das bandeiras desde as eleições. Interlocutores do presidente defendem que o alinhamento aos Estados Unidos é importante para marcar posicionamento em sua política externa e cumprir com um “compromisso eleitoral”.

“Queremos manter laços comerciais com a China e outros países. Fazemos negócio com todos, mas não vamos ter aliança estratégica com todos”, diz um auxiliar. “A China é um país comunista e, por isso, há o interesse de se manter um bom relacionamento, mas não uma aliança estratégica”, acrescenta a fonte palaciana.

Pontos políticos para Bolsonaro e Trump

A China, evidentemente, não vai ficar calada. Pouco a pouco, se posicionará e levantará a narrativa de contrariedade a uma exclusão da tecnologia da Huawei. A eliminação chinesa no leilão, no entanto, não é previsto pelo analista político Luan Madeira, consultor da BMJ Consultores Associados. “O governo brasileiro não deve tender para um banimento total, mas deve pensar em algumas maneiras de reforçar medidas de cibersegurança e de segurança de redes para meio que agradar os Estados Unidos”, aposta.

O governo brasileiro não é o único que tem motivos para celebrar na reunião de terça-feira (20). O governo norte-americano, também. A leitura de Madeira é que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá capitalizar em cima da visita de O’Brien. “Qualquer coisa que questione a presença chinesa e o avanço da ‘China comunista' pelo mundo, como diz a Casa Branca, é cara ao eleitorado de Trump e gera certa influência na política internacional dos EUA”, justifica. O especialista em relações internacionais pondera que a relação com a América Latina não chega a ter uma prioridade máxima na campanha eleitoral, mas reconhece que, quanto mais aliados para o republicano, melhor.

O mesmo vale para a defesa da democracia defendida pelo governo norte-americano, em uma pauta que conta pontos políticos para Brasil e Estados Unidos. O’Brien, inclusive, chegou a citar um compromisso com a democracia de lutar por eleições livres na Venezuela, algo esperado por Madeira. “Ambos são países que falam e se opõem abertamente a [Nicolás] Maduro [ditador venezuelano], e não poderiam deixar de falar, agora, após as eleições da Bolívia [que culminaram com a vitória de Luis Arce, candidato do Movimento para o Socialismo (MAS)]”, analisa.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    ALEX

    ± 2 minutos

    A questão não é escolher este ou aquele, a questão é escolha o melhor. E o melhor é o 5G da China, já que os Estados Unidos nem 5G tem, usa o 5G da Nokia que é da Finlândia. Esse bozó é uma piada , até quando esse incapaz vai lamber as bolas do Trump.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    flavio da silva pereira

    ± 2 horas

    O quê me chama atenção não é a guerra comercial das empresas para colocarem ano mercado o seu produto, mas sim a atitude lambe-botas de Bolsonaro em relação aos Estados Unidos que sempre manipularam o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 4 dias

    Guerra do 5G em um mundo que não conseguiu ainda fazer um 4G realmente impressionante em funcionamento. É uma piada esta nova modalidade de transmissão de dados pois ainda engatinhamos como sociedade organizada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 4 dias

    Ainda bem que burrice não pega. Fico pensando na turma do agrobusiness que deve estar horrorizados com as palavras do Bolsonaro. Os chineses são um dos nossos maiores parceiros comerciais e o presidente constantemente dá uma canelada nos chineses. Temos um chanceler que não serve p/sindico de prédio e um presidente que acha que está administrando o condomínio onde ele mora, e um monte acéfalos que aprovam as verborragias do presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio Lins

    ± 4 dias

    Burrice. Os EUA não estão nem aí para o Brasil. Estão oferecendo financiamentos para o Brasil, que deverão ser pagos em dólar com juros. A Huawei tem o melhor serviço de 5G, e está a pelo menos dois anos à frente de suas concorrentes. Quero ver eles ameaçarem a retaliar, o Brasil quebra no dia seguinte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 4 dias

      Você confia nos xina ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 4 dias

      Isso mesmo. Em outras palavras, pra vc vale a pena "vender a alma ao Diabo" por dinheiro. Pra supostamente "salvar a economia". Lembre-se que tínhamos como o maior parceiro econômico, no passado, os EUA. A esquerda DESTRUIU essa parceria e a substituiu pela parceiria mais NEFASTA já feita em nosso país: com o COMUNISMO CHINÊS e seu TOTALITARISMO. Portanto, nada impede que nós busquemos novos parceiros econômicos pra substituir a China, pois NINGUÉM é insubstituível, nem mesmo no mercado interncional. E outra, antes os riscos de uma nação que AINDA tem valores de liberdade do que os de uma nação TOTALITÁRIA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 4 dias

    Aço sobretaxado, etanol sem taxas de entrada, e como já sabemos foi os EUnidos quem tentou há alguns anos invadir documentos governamentais. Se a China quiser fazer isso não precisa do 5G. O que precisamos é de não encarecer o sistema para agradar mais uma vez os americanos que estão se lixando para o Brasil. Acordem!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Àqueles que queiram criticar Bolsonaro, recomendo a leitura de Aron, Clausewitz e Shun Tzu. E talvez para asseverar um vom ponto de vista, Samuel Huntington. Também deve-se fazer uma retrospectiva historica quando da criação da CSN, com financiamento americano. Alguem gostaria que ficassemos com os nazistas? Saibamos tirar proveito de todas as possibilidades economicas e militares. Quem tem o maior poder belico?As maiores e melhores empresas de tecnologia. E por ultimo e não menos importante:qual pais é democratico?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Célio Oppezzo

    ± 4 dias

    Pelo menos nisso Bolsonaro está cumprindo suas promessas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 4 dias

    Só vou me considerar feliz no momento que foi ratificada a exclusão da Huawei da licitação do 5G. Se o governo Bolsonaro realmente o fizer, será uma das suas MELHORES DECISÕES em todo seu mandato. Afinal, é mais do que óbvio o ENORME RISCO À SOBERANIA de fazer negócios na área de comunicação (e outras) com a China. Grande medida, mas que ainda não será suficiente para compensar os grandes erros que vem cometendo, especialmente no combate à corrupção, nomeando, por exemplo, um juiz GARANTISTA para o STF, traindo completamente o que havia prometido; em relação ao abandono das pautas conservadoras, etc. Só acreditarei, mesmo, VENDO...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 4 dias

    Quem precisa da China, né Bozo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 4 dias

      Comunistinha detectado

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 4 dias

      Quem precisa proteger a soberania nacional contra a TIRANIA do maior partido COMUNISTA do mundo, Amauri??? Afinal, um regime que já MATOU MAIS DE 100 MILHÕES em sua história não oferece risco algum. Vale a pena VENDER A ALMA PARA O DIABO para salvar a economia. Certinho, vc...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 4 dias

    Excelente escolha presidente Bolsonaro, hoje maioria dos paises desenvolvidos já baniram Huawel, paises da UE, Japão,Australia,India,Canada e muito mais,Brasil não mais dependem da China, e contrario eles que estão dependendo dos comodities agricolas brasileiros, logo Brasil vai entrar nos blocos de Livre comercio dos paises do pacifico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel Bersano

    ± 4 dias

    Acho que fica de bom tamanho. Não exclui, o que poderia gerar represálias muito fortes. Mas limita. E isto vale para todos. Nenhum fornecedor terá controle total.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 4 dias

    Ótimo, vamos escantear a chinesada. Vai prejudicar o comercio com a China? não! a China depende desesperadamente dos grãos do nosso agronegócio, dos minérios e do nosso mercado interno para vender sua produção .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 4 dias

      O Brasil produz 25% dos alimentos do mundo. A China tem 1,5 bilhões de bocas para alimentar. O Brasil é player. Mas tudo bem, não vamos nos impor. A melhor tática é falar grosso contra o imperialismo estadunidense e fechar os olhos para os campos de concentração, o tráfico de órgãos e crianças, o belicismo -- problemas internos... --, focar nos negócios e abrir as pernas para os chineses. Aí os liberais, prudentes e sofisticados, entreguistas da Pátria para os comunistas, ficarão satisfeitos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 4 dias

      Rubens Farias: muito bem posto Rubens. E o mais interessante é q a produção mundial foi para a China por pura ganância dos gestores ocidentais, aqueles tipo Chicago Boys, q lá nos anos 80/90 pensaram ter descoberto no “outsourcing” uma fonte mágica inesgotável de lucros ("outsourcing" era um palavrão tão lindo para colocar numa apresentação de power point sob medida para “sensibilizar” a direção da empresa a demitir nos EEUU e fabricar na China....!)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 4 dias

      Quanta burrice junta. O preço de UMA TONELADA de soja custa no máximo hoje US$ 370,00. UM ÚNICO CELULAR custa US$ 2.000 .onde você acha que seu Iphone é feito? Nos estados unidos não, olha atrás é na China. O PIB da China é 7 vezes maior do que o brasileiro e a população consumidora também, eles não precisam do Brasil, soja e ferro eles podem comprar em qualquer lugar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 4 dias

    Burrada histórica. A Huawei é a única q já tem a especificação 5G pronta. O Brasil poderia sair na frente e ganhar um salto enorme de competitividade. Onde está a garantia de que não haverá backdoors de qq fornecedor? Melhor ainda, poderia ter sido posto na mesa uma proposta de que a vencedora do certame fará transferência de tecnologia, como no caso dos caças Gripen da Saab.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 4 dias

      Cidadão Chinês: Faltou falar da Pepsi, da astrologia, que o Foro de São Paulo nunca existiu e que o comunismo acabou em 1990 com a Queda do Muro...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 4 dias

      IvoHM: terraplanistas dependem da terra “ser plana” do mesmo modo que tolos crédulos no bolsonarismo dependem de o “comunismo”, uma ideia-excrecência anacrônica, ser uma ameaça real por aqui.... e tome tolo dando tiro no pé para felicidade de uns espertalhões...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 4 dias

      Cidadão Chinês: Depois ficam brabinhos quando a gente dá apelido... Como bem disse o Mestre Olavo, os comunistas sempre conta os seus planos. É só ficar atento nas suas declarações que ali eles entregam tudo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Joaquim

      ± 4 dias

      Seria um salto para dentro da boca do dragão, pois quem controla tudo é o partido comunista chines!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 4 dias

    Eu gostei, vendendo menos soja para a China, baixa o preço do óleo, o preço da ração e da carne.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Repolhinho Bocó

    ± 4 dias

    Depois da eleição, trump escanteia o Bozo como já fez antes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO

    ± 4 dias

    Os Estados Unidos não deixam ninguém ser soberano de fato.. Os aliados de hoje sera o os indesejáveis amanhã E só ver a política externa doscestadosvunidos para saber como eles agem. Não que s China seja melhor. Não estou defendendo a China. Mas a política americana e repleta de traições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdenize

    ± 4 dias

    Parabéns ao Governo Bolsonaro! Soberania em primeiro lugar. Precisamos expandir acordos comerciais com outros países e não podemos ficar reféns da China.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 4 dias

    Follow the money !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Montenegro

    ± 4 dias

    Em seu primeiro governo, Lula reconheceu a China como economia de mercado e abriu as portas para o partido comunista chinês; desde então a China vem se infiltrando no Brasil economicamente através de suas empresas controladas e financiando clandestinamente partidos políticos antidemocráticos. Banir investimentos e a participação chinesa em áreas estratégicas do país, é proteger a democracia e a soberania nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kauê Conti

    ± 4 dias

    Ao que tudo indica, o presidente acertará neste quesito, de tirar a escória imunda da infraestrutura chinesa do Brasil. Pragmatismo econômico é muito bem vindo, porém quando se trata de segurança institucional, deve-se pisar em ovos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sou Brasil

    ± 4 dias

    Parabéns Presidente!!..O Brasil enfim sob um excelente comando!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.