• Carregando...
Bolsonaro e Chico Mendes
Ex-presidente tenta uma aproximação com ministro do STF às vésperas do início da votação de processos contra ele.| Foto: reprodução/Instagram Chico Mendes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que apoiará o pré-candidato à prefeitura de Diamantino (MT), Chico Mendes (União-MT), nas eleições municipais deste ano. O apoio foi mencionado pela mídia local durante uma visita à cidade na segunda (8) e marca uma tentativa de aproximação com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mendes é irmão do pré-candidato e, recentemente, fez comentários sobre ações que envolvem Bolsonaro na Corte, entre elas a investigação que apura a adulteração de certificados de vacinação contra a Covid-19.

Bolsonaro participou de um ato em Diamantino com Chico Mendes, e apareceu em uma gravação comendo pastel com ele. Mendes classificou o momento como “histórico” para a cidade. A aliados, segundo relatado pela mídia local, o ex-presidente confirmou o apoio.

“O nosso pré-candidato aqui é o Chico Mendes”, disse Bolsonaro em um discurso na cidade (veja aqui). A coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo, ressaltou ainda que houve uma breve ligação entre Bolsonaro e Gilmar Mendes, mas o teor da conversa não foi divulgado.

Pelas redes sociais, Chico Mendes agradeceu a visita de Bolsonaro e afirmou que é um "orgulho de ser pré-candidato representando todos os que acreditam que nossa cidade e nosso País podem muito mais. Juntos voltaremos a andar de cabeça erguida e traremos de volta a nossa auto-estima".

O apoio de Bolsonaro a Chico Mendes é visto como uma tentativa de aproximação com Gilmar às vésperas do início do julgamento de processos contra ele no STF.

Responsável pela intermediação entre Bolsonaro e Gilmar Mendes, o senador Wellington Faguntes (PL-MT) afirmou que “se houve alguma aresta entre os dois, acredito que isso [a aliança] representa uma aproximação”, disse à Folha de São Paulo.

No entanto, Chico Mendes negou que o apoio a ele seja uma “aproximação”, dizendo que “não tem nada a ver”. “Eu atuo apenas na política e não no Judiciário, o ex-presidente estava por aqui em agenda política e decidiu me visitar, apenas isso”, completou.

Bolsonaro não comentou a articulação.

A cidade de Diamantino já foi governada pelo pai e pelo avô do ministro Gilmar Mendes, e teve 62,9% dos votos válidos a Bolsonaro na eleição de 2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]