CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

#218 - As despesas sigilosas de Bolsonaro com cartão corporativo no primeiro ano de mandato aumentaram 34% em relação ao antecessor, Michel Temer, e 12% na comparação com o último ano completo de Dilma Rousseff.

***1) Até abril deste ano, as despesas sigilosas do presidente Jair Bolsonaro e de seus familiares, pagas com cartão corporativo, já somaram R$ 3,76 milhões – o equivalente à metade dos gastos de todo o ano passado. Somente em março, os pagamentos somaram R$ 1,93 milhão – três vezes a média mensal do ano passado. Os dados foram extraídos do Portal da Transparência. A maior parte das despesas foi feita nas viagens presidenciais no país e em viagens internacionais. Numa das viagens, Bolsonaro passou cinco dias de folga no Guarujá (SP), na praia do Monduba, com tudo pago pelo contribuinte.

Publicidade

Entre as despesas pagas em março, está o pagamento das faturas dos serviços de apoio de solo e comissaria aérea na viagem para a China, em fevereiro deste ano, para o resgate de 34 brasileiros isolados em Wuhan, em razão do surto epidemiológico inicial da Covid-19 (Operação Regresso). Nessa operação, foram utilizadas duas aeronaves presidenciais.

Nesta segunda-feira (11), o presidente da República falou sobre o assunto. Bolsonaro citou exatamente esta viagem à China para justificar os altos gastos dos últimos meses.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o blogueiro da Gazeta do Povo, Lúcio Vaz, detalha as despesas do ex-presidente e explica por que alguns gastos permanecem sob sigilo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

Publicidade

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.