O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar que vai ser candidato à Presidência da República em 2026. “Não é estratégia política. Eu vou até o último segundo!" A afirmação foi feita em entrevista para o Uol, na manhã desta quarta-feira (14).
Na entrevista, Bolsonaro foi questionado se adotaria a estratégia utilizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2018, quando registrou candidatura mesmo estando preso. Ao comentar as razões que levaram a sua inelegibilidade - a reunião com embaixadores para tratar de urnas eletrônicas e o ato após as comemorações do sete de setembro -, Bolsonaro frisou que elas não podem ser comparadas aos motivos que levaram Lula à prisão. "Lula foi condenado em três instâncias por corrupção, lavagem de dinheiro. Não tem nada a ver meu caso com o dele", disse Bolsonaro.
Bolsonaro foi questionado sobre o seu futuro político. "Eu tenho esperanças de reverter tudo isso", afirmou o ex-presidente se referindo a inelegibilidade e a ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro disse, porém, que caso seja condenado a mais de 20 anos de prisão, sua vida política deve estar encerrada. "Se eu for condenado, acabou", completou o ex-presidente.
Bolsonaro quer bancada forte no Senado para "equilibrar o jogo"
O ex-presidente Bolsonaro também foi questionado se o objetivo de ampliar a bancada de direita no Senado em 2026 teria relação com a possibilidade de discutir o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas eleições de 2026, 54 das 81 vagas no Senado serão disputadas.
"O meu trabalho pró-bancada forte no Senado é para equilibrar o jogo", disse Bolsonaro.
Em entrevistas, o ex-presidente já apontou possíveis candidatos ao Senado para pelo menos 10 estados.
TCU interfere no BC no caso Master e expõe décadas de intervenção em agências
Presidente do TCU defende atuação no caso Master, mas nega reverter liquidação pelo BC
União Europeia confirma aprovação de acordo com Mercosul
Em tribunal de exceção, Moraes vai decidir se chamar Exército de “frouxo” é crime