Bolsonaro vai se encontrar com Maurício Macri na Casa Rosada, nesta quinta-feira.| Foto: Alan Santos / Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro chega à Argentina nesta quinta-feira (6) em um momento delicado para o seu colega do país vizinho, Mauricio Macri. A Argentina vive uma crise econômica, com aumento de inflação e desemprego, além de crescimento econômico abaixo do esperado pelo governo. Os impactos políticos já são sentidos: as pesquisas mais recentes indicam que Macri terá dificuldades para conseguir a reeleição na disputa de outubro.

CARREGANDO :)

Com esse ambiente, a visita de Bolsonaro a Buenos Aires pode se transformar em um empurrão – favorável ou negativo – para o restante de mandato de Macri. O componente favorável viria de resultados positivos no campo econômico. Brasil e Argentina mantêm expressivas relações comerciais e a construção de usinas hidrelétricas binacionais está na agenda dos encontros.

A parte negativa teria conotação política. Macri tem acumulado impopularidade em seu país e a aproximação com Bolsonaro pode acentuar o problema. Lideranças políticas argentinas convocaram manifestações contra o presidente brasileiro, que serão pautadas em resposta a declarações de Bolsonaro vistas como homofóbicas, machistas e em defesa do regime militar.

Publicidade

Mesmo a reforma da Previdência que o governo brasileiro pretende fazer está no foco dos militantes argentinos, que temem que o projeto de Bolsonaro se transforme em um "estímulo" para que Macri adote proposta semelhante na Argentina.

Mais do que "contribuir" com o governo Macri, entretanto, o objetivo de Bolsonaro é garantir que a Argentina não se transforme em um foco de preocupações para o Brasil. É a primeira visita oficial do presidente a um país da América do Sul após a ida ao Chile, em março.

"Venezuela do Sul"

Em janeiro, durante visita de Macri a Brasília, Bolsonaro chamou a Argentina de "nação irmã". A declaração foi uma das poucas falas afetuosas do presidente em relação ao país vizinho. De lá até os dias atuais, as principais referências à Argentina se deram em tom de ressalva. Como no início de maio, durante um evento no Itamaraty, em que Bolsonaro declarou: "a preocupação de todos nós deve se voltar um pouco mais ao sul, à Argentina. Por quem poderá voltar a esse país. Não queremos, o mundo todo não quer, uma Venezuela mais ao sul do nosso continente".

Embora não tenha citado nomes, o presidente se referia à ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Quando Bolsonaro fez o seu discurso, ela estava cotada para concorrer novamente à Presidência da Argentina. No dia 18, entretanto, ela anunciou que será candidata a vice, em chapa encabeçada por Alberto Fernández, ex-chefe de gabinete de Néstor Kirchner, também ex-presidente e marido de Cristina, morto em 2010.

Bolsonaro falou sobre o "perigo" do retorno de Kirchner ao comando da Argentina em outras ocasiões, como no encontro com o ex-presidente americano George W. Bush em 15 de maio. Ele chamou de "gol contra" uma possível volta de Kirchner à presidência.

Publicidade

Cristina Kirchner presidiu a Argentina em uma época em que diversos países da América do Sul tiveram presidentes de esquerda e centro-esquerda, como Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no Brasil, Evo Morales na Bolívia, Hugo Chávez na Venezuela e Rafael Corrêa no Equador.

O período é celebrado por lideranças do PT e de outros partidos de esquerda, que identificam na época um momento de forte integração regional. Já os representantes da direita latino-americana atribuem a esses gestores os problemas atuais na área econômica, como desemprego e dificuldade de crescimento.

A "onda" atual da centro-direita – que além de Brasil e Argentina tem também o Paraguai, com Mario Abdo Benítez – influencia também nos órgãos diplomáticos da região. Em abril, Bolsonaro anunciou que o Brasil estava saindo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco criado em 2008, justamente na época dos governos de esquerda.

O brasileiro e outros seis presidentes, no mês anterior, haviam assinado documento para criação do Prosul, fórum de cooperação que inclui Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia e Equador. A exclusão da Venezuela é proposital.

O momento foi celebrado pelo embaixador argentino no Brasil, Carlos Magariños. Em abril, ele declarou: “avançamos mais em três meses de governo Bolsonaro do que em três anos de governo Temer”.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

A virada política na América do Sul também tem impacto no campo dos costumes, que é prioritário para o bolsonarismo. No fim de maio, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participou de debates sobre aborto no parlamento argentino. Ela disse que o governo brasileiro defende a vida desde a concepção.

Sua reunião foi com integrantes do Partido Celeste, agremiação lançada no ano passado que tem o combate ao aborto como uma de suas principais bandeiras. O tema ocupou o centro do debate político na Argentina no ano passado, após o Senado rejeitar em agosto um projeto que legalizaria o aborto – a proposta havia sido aprovada pela Câmara local dois meses antes.

Fronteiras rompidas?

As declarações públicas – e reiteradas – de Bolsonaro sobre a política interna da Argentina reabriram o debate sobre se o presidente estaria apenas manifestando suas opiniões ou se estaria interferindo nas decisões de outro país.

Para o deputado federal Paulão (PT-AL), membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, as falas de Bolsonaro são "um desserviço" para a diplomacia nacional. "Ele está gerando dois problemas, tanto do ponto de vista diplomático quanto do ponto de vista econômico. Primeiro porque está mostrando uma interferência que é algo que não faz parte da nossa tradição, da nossa política externa. E segundo porque é algo que pode trazer problemas ao Brasil se o governo na Argentina se modificar", disse.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Aliado de Bolsonaro, o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) é da opinião de que a fala do presidente é uma "postura arriscada". "Se o grupo de Cristina Kirchner vencer, o Bolsonaro, como chefe de Estado brasileiro, acaba ficando exposto", afirmou o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Mas o deputado atenuou a manifestação de Bolsonaro: "temos que levar em conta que a Cristina Kirchner odeia o Bolsonaro, então é uma situação de mão dupla. Além disso, o Bolsonaro, ao falar dessa forma, está sendo bem honesto, bem franco. Não creio que ficar com uma diplomacia cínica seria o caminho mais adequado a ser seguido".

Também na economia

As metáforas negativas envolvendo a Argentina não se restringiram ao campo político. No último dia 23, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que a eleição de Bolsonaro impediu o Brasil de virar "uma Venezuela", mas não evitou a possibilidade de que o país se tornasse "uma Argentina".

A fala de Guedes diz respeito às sucessivas crises econômicas do país vizinho que foram causadas, segundo ele, pela ampliação do tamanho do Estado realizada durante os governos de esquerda.

Publicidade

Não à toa, os argentinos veem a economia como a maior fragilidade do seu país. Pesquisa feita no início de maio pela empresa Synopsis Consultores apontou que inflação e desemprego são os dois maiores problemas da Argentina, na opinião dos cidadãos. A saúde pública, que no Brasil costuma liderar a lista de queixas, foi mencionada por apenas 0,7% dos entrevistados.

"A Argentina está, agora, se livrando do populismo e do socialismo que travaram sua economia. Mas o Macri está fazendo isso de maneira ainda muito tímida, contemporizadora", analisou o deputado Orleans e Bragança.

Grande elenco

A comitiva de Bolsonaro na Argentina será grande. O presidente estará acompanhado de seis ministros: Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), também integrará o grupo. Há ainda a possibilidade da presença do ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública.

Se Moro estiver na comitiva, será a segunda viagem dele à Argentina em um período curto de tempo – ele esteve no país em 30 de maio. Na ocasião, se encontrou com autoridades do país que repassaram a ele uma lista com nomes de torcedores com histórico de violência, a quem o ministro disse que tentará barrar a entrada no Brasil, em virtude da Copa América.

Publicidade

Antes, a Argentina recebeu o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente e chefe da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Ele cumpriu agenda em Buenos Aires e, a exemplo do pai, disse que a Argentina será "uma nova Venezuela" caso o grupo de Cristina Kirchner vença as eleições previstas para outubro.