• Carregando...
Ministros recebem a vacina AstraZeneca na noite da sexta (22)
Ministros recebem a vacina AstraZeneca em 22 de janeiro. Brasil vai começar a produzir a vacina localmente.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil; /Agência Brasil

Chegou neste sábado (6) às 18:30 horas aproximadamente no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o primeiro lote do insumo farmacêutico ativo (IFA) para a produção da vacina Oxford/AtraZeneca que serão realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz.

O IFA possibilitará a produção de mais 2,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, que já começou a ser aplicada no país a partir de 2 milhões de doses prontas importadas da Índia no mês passado.

O insumo foi fabricado no laboratório Wuxi Biologics, na China, de onde partiu às 20h35 da última quinta-feira (horário de Brasília). O laboratório chinês foi vistoriado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim do ano passado e é parceiro da farmacêutica europeia AstraZeneca, que desenvolveu a vacina com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, informou a Agência Brasil.

Depois do desembarque, o IFA será transportado para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, após checagens de controle de qualidade, o insumo deve ser liberado na próxima quarta-feira (10) para descongelamento, já que precisa ser transportado a -55 graus Celsius. O degelo precisa ser feito lentamente, e somente na sexta-feira (12), deve ter início a formulação do lote de pré-validação, necessário para garantir que o processo de produção da vacina está adequado.

Na formulação, o IFA é diluído em outros componentes da vacina, que, entre outras funções, garantem que a armazenagem possa ser feita em refrigeradores comuns, com 2 a 8 graus Celsius. Após a formulação, uma série de outros procedimentos como o envase e a rotulagem preparam a vacina para distribuição. Tal processo conta com rigorosos testes de qualidade, e a previsão é que o primeiro lote de pré-validação da vacina seja liberado para aprovação da Anvisa no dia 18 deste mês.

Coronavac

Também neste sábado, o Instituto Butantan anunciou que começou a produzir novas doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19, com os insumos que chegaram em São Paulo vindas da China nesta quarta-feira (3).

De acordo com o instituto, 5,4 mil litros do IFA serão envasados, rotulados e embalados com um rigoroso processo de controle de qualidade. A previsão é que as novas doses sejam liberadas para imunização dos brasileiros a partir de 23 de fevereiro, relatou o G1.

O Instituto Butantan informou nesta semana que mais 5,6 mil litros de insumos devem ser recebidos na próxima quarta-feira (10).

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, “as notícias são muito boas. Estamos trabalhando a todo vapor para que rapidamente essas doses sejam produzidas assim que a matéria-prima chegar”.

O diretor do Butantan afirmou que quer entregar “100 milhões de doses [..] até julho ou começo de agosto”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]