• Carregando...
Operação da Polícia Militar de Mossoró (RN) que é considerada a cidade brasileira mais violenta do mundo.
Operação da Polícia Militar de Mossoró (RN) que é considerada a cidade brasileira mais violenta do mundo.| Foto: Prefeitura de Mossoró

O Brasil ocupa o segundo lugar em um ranking que aponta as 40 cidades com as maiores taxas de homicídios por população no mundo. Os números vêm de um relatório publicado no jornal britânico Daily Mail neste domingo (10). Enquanto o México aparece com 15 cidades entre as mais violentas do mundo, com base nas taxas de homicídio, o Brasil desponta vem em seguida com 10 cidades.

Os dados de violência foram apontados pelo Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Criminal (CCPSCJ), um grupo de defesa com sede na Cidade do México, que compilou um relatório anual com base nas informações de 2022.

A primeira cidade brasileira que aparece no ranking, em 11ª lugar, é Mossoró, no Rio Grande do Norte, com 63 homicídios anuais para cada 100 mil habitantes. "A cidade em rápido crescimento desenvolveu uma reputação de tráfico de drogas, roubos, assaltos e outros crimes relacionados com gangues que são atribuídos à pobreza e à aplicação da lei mal equipada", aponta o Daily Mail.

Em 19º lugar aparece Salvador (BA), como a segunda cidade com mais mortes violentas no país (taxa de homicídios de 57 homicídios anuais por 100 mil habitantes); seguida por Manaus (AM) em 21º lugar, com taxa de 51; e Feira de Santana (BA) em 22º lugar, com nota de 50. Vitória da Conquista (BA) aparece em 26º lugar (47).

Já a cidade de Natal aparece em 28º lugar ao registrar 569 homicídios em 2022. Em março deste ano, a capital do RN foi palco de uma série de atentados por parte de facções criminosas.

O deputado Osmar Terra comentou os números do estudo nas redes sociais e criticou a posição do Brasil na comparação com o México, "onde as drogas foram descriminalizadas". "Curiosamente das 10 cidades brasileiras mais violentas dessa lista, 7 são capitais, sendo 6 do Nordeste e 1 do Norte", escreveu.

Veja as outras cidades brasileiras na lista das mais violentas:

  • 31º lugar - Fortaleza (CE) com uma taxa de 43 homicídios por 100 mil habitantes;
  • 35º lugar - Recife (PE) com uma taxa de 40 homicídios por 100 mil habitantes;
  • 36º lugar - Maceió (AL) com uma taxa de 39 homicídios por 100 mil habitantes
  • 40º lugar - Teresina (PI) com uma taxa de 37 homicídios por 100 mil habitantes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]