voto
Deputado Daniel Silveira exibe quadro emoldurado com o decreto de perdão concedido por Jair Bolsonaro, um presente do deputado Coronel Tadeu.| Foto: Anderson Riedel/PR.

A pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6) mostra que 56% dos entrevistados desaprovam o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ). Segundo o levantamento, 29% aprovam a iniciativa e 15% preferiram não responder.

No mês passado, o deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão por ameaças aos ministros da Corte. Um dia depois do julgamento, Bolsonaro concedeu o indulto a Silveira. No último dia 26, a ministra Rosa Weber deu prazo de dez dias para que o mandatário explique a medida.

De acordo com a pesquisa do Ipespe, 35% acreditam que o perdão presidencial diminui a chance das pessoas votarem em Bolsonaro nas eleições deste ano. Outros 20% pensam que aumenta a possibilidade de votos; 31% disseram que a iniciativa não altera as intenções de voto; e 14% disseram que não sabem ou não responderam.

O Ipespe entrevistou 1.000 eleitores, por telefone, entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança do levantamento é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03473/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.