Bolsonaro-Pazuello
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o presidente Jair Bolsonaro acenam a apoiadores durante ato no Rio de Janeiro.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que a divulgação do processo administrativo arquivado contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello fere a "honra pessoal" do militar. O Exército colocou sigilo de 100 anos no procedimento envolvendo a participação de Pazuello em ato ao lado do presidente Jair Bolsonaro - o que é proibido pelas Forças Armadas.

A AGU afirmou que, por ser tratar das Forças Armadas, os dados deve ser "preservados". "Naturalmente, a apuração de uma possível transgressão envolvendo um militar de alta patente – um General, no caso – tem potencial de afetar a 'honra pessoal' do investigado. Justamente por isso, na hipótese de arquivamento, os dados relativos a essa esfera devem ser preservados", diz o parecer. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.