Associação de magistrados defendem o sistema de votação eletrônico.
Associação de magistrados defendem o sistema de votação eletrônico.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota nesta quinta-feira (29) para defender o sistema eletrônico de votação usado no Brasil. “É inaceitável que se tente desqualificar o processo democrático propagando ilações que geram desconfiança sobre o funcionamento das instituições e sobre a atuação de agentes públicos”, diz a entidade que representa a magistratura federal no país.

A manifestação é feita em meio a ataques por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao sistema eleitoral e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. A Ajufe ressalta que “são inadmissíveis ataques à legitimidade constitucional do TSE de organizar as eleições e à prerrogativa do Congresso Nacional de avaliar as propostas de mudanças no processo eleitoral”.

A instituição afirma que os constantes ataques à Corte eleitoral e seus representantes “provocam instabilidade política, afetam a harmonia entre os Poderes e, consequentemente, o Estado Democráticos de Direito”. Os magistrados também reforçam que o atual sistema eleitoral brasileiro é seguro. A Ajufe afirma ainda que tem certeza da realização das eleições de 2022 “democráticas, seguras e legítimas”.