O ex-presidente Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O ex-presidente Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.| Foto: Ricardo Stuckert

Depois de se reunir com líderes de esquerda no Rio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou o prefeito carioca Eduardo Paes (PSD), o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM) e outros políticos do chamado centro em almoço nesta sexta-feira (11). Paes anunciou a Lula o nome do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, como seu candidato ao governo do Rio no ano que vem.

Além de Paes e Maia, estiveram no encontro o próprio Felipe Santa Cruz e outros aliados do prefeito, como os secretários e deputados licenciados Pedro Paulo (DEM) e Marcelo Calero (Cidadania). Todos devem migrar em breve para o PSD, acompanhando movimento recente de Paes. Figuras petistas, incluindo a presidente Gleisi Hoffmann, também participaram do encontro no Palácio da Cidade, que durou cerca de duas horas e meia.

A visita de Lula ao prefeito carioca se deu um dia após o petista se reunir com lideranças de esquerda. Ele favorável à construção de uma frente ampla no Rio que inclua os grupos de Marcelo Freixo, prestes a se filiar ao PSB, e Paes. Ou seja, juntando esquerda e centro. A composição serviria como um palanque forte, no berço do bolsonarismo, para Lula tentar voltar ao Planalto.

O PT deve abrir mão de candidaturas próprias a governador e senador na maioria dos estados em troca de apoios a Lula. Também pretende priorizar a formação de uma robusta bancada na Câmara. Na manhã desta sexta (11), contudo, Paes disse que seu candidato hoje para o Planalto é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (hoje no DEM, mas que também deve ir para o PSD).