Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, na fronteira entre Brasil e Paraguai.| Foto: Kiko Sierich/Arquivo/Gazeta do Povo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal realizaram nesta quarta-feira (15) uma operação conjunta nas fronteiras terrestre com a Argentina  e o Paraguai para ampliar a fiscalização dos comprovantes vacinais dos viajantes que ingressam no Brasil. De acordo com a  Anvisa, serão instaladas barreiras para controle de fluxo na Ponte da Amizade - que liga Foz do Iguaçu com a Ciudad del Este, no Paraguai - e na Ponte Tancredo Neves que  liga Foz do Iguaçu com Puerto Iguazú, na Argentina.

“Conforme decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, viajantes brasileiros ou estrangeiros que residem no Brasil e que deixem o território nacional a partir desta quarta-feira, 15 de dezembro, deverão apresentar a comprovação de que estão completamente imunizados (com as duas doses ou dose única da Janssen) para regressar ao território nacional”, afirma a Anvisa em nota.

Ainda de acordo com a agência, estão isentos da apresentação do comprovante de vacinação os residentes fronteiriços das chamadas “cidades gêmeas” – cidades cujos territórios fazem divisa com países vizinhos. Para tanto, é necessário que esses residentes comprovem sua condição apresentando algum comprovante de endereço. Trabalhadores de transporte de cargas também estão isentos de apresentar o comprovante de vacinação.