Centro de Especialidades Odontológicas se torna unidade exclusiva para atender profissionais da rede municipal de saúde com sintomas de covid-19. Na imagem teste rápido. Curitiba, 24/04/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS
A Anvisa já contabiliza 33 pedidos de registro para autotestes de Covid-19.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indeferiu três pedidos de registros de autotestes para Covid-19. Segundo a agência reguladora, a negativa aconteceu em razão da falta de estudos e documentação completa das fabricantes sobre os produtos que solicitaram autorização.

As empresas foram informadas por meio de ofício eletrônico sobre os pontos de ajustes necessários para cada produto antes que uma nova submissão possa ser realizada. Estes são os resultados dos primeiros pedidos de registro de autotestes avaliados pela Agência. A liberação para a venda dos produtos no país aconteceu no dia 28 de janeiro.

A Anvisa já contabiliza 33 pedidos de registro para autotestes, número que não considera os pedidos feitos antes da vigência da norma. Destes, três tiveram indeferimentos já publicados no Diário Oficial da União; quatro produtos tiveram a análise concluída e aguardam a publicação do resultado; nove encontram-se em análise pela área técnica; e 17 foram distribuídos para a área e, atualmente, aguardam o início da análise.