A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu ao governo federal que flexibilize as regras sanitárias para a entrada de viajantes vindos da Ucrânia no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu ao governo federal que flexibilize as regras sanitárias para a entrada de viajantes vindos da Ucrânia no Brasil.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou na quinta-feira (3) uma recomendação ao governo federal para que flexibilize as regras sanitárias para a entrada de viajantes vindos da Ucrânia no Brasil, seja por voos de repatriação ou por outros meios. Em nota, a agência reguladora diz que reconhece a situação excepcional e humanitária decorrente de estado de guerra em curso na Europa.

“Nesse cenário, a prioridade máxima deve se voltar ao acolhimento e ao resgate imediato das pessoas provenientes das regiões de conflito. Medidas de contenção e de mitigação de danos à saúde dos viajantes nessas condições podem ser adotadas, contudo, a compreensão mais ampla é de que as pessoas oriundas da região sejam prontamente acolhidas e resgatadas sem a imposição das restrições sanitárias habituais, visando a manutenção da vida”, diz a Anvisa.

Dentre as medidas que o órgão pede que sejam relaxadas estão a dispensa da exigência de comprovação de vacinação, testagem pré-embarque e preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). A Anvisa sugere, entretanto, que testes e vacinas sejam disponibilizadas ao viajantes que chegaram ao país.