Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (5) que ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial ou de registro definitivo de vacinas contra a Covid-19. A informação foi dada após nova reunião com técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do laboratório Astrazeneca.

A reunião, realizada nesta terça, tratou de questões sobre a autorização emergencial da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e Universidade de Oxford, principal aposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz. Segundo a Anvisa a troca de informações deve continuar nos próximos dias. “A Anvisa tem atendido todos os laboratórios que estão desenvolvendo vacinas a fim de orientar e esclarecer questões técnicas para a avaliação de vacinas”, diz a nota.

A Anvisa já autorizou a importação de 2 milhões de doses da vacina da Oxford em 31 de dezembro. Na segunda (4), a agência pediu informações que comprovem que a vacina produzida na Índia é a mesma usada no Reino Unido. As doses importadas são fabricadas pelos laboratórios Serum Institute e Bharat Biotech, da Índia, que garantiram o fornecimento do imunizante a todos os países depois de uma declaração sobre suposta proibição da exportação.