O prefeito Bruno Covas (PSDB).
O prefeito Bruno Covas (PSDB).| Foto: Reprodução/Instagram

Na cerimônia de posse do seu segundo mandato como prefeito de São Paulo, o tucano Bruno Covas afirmou nesta sexta-feira, 1º, que a cidade de São Paulo está pronta para vacinar a sua população. "As vacinas vão chegar e a nossa cidade está pronta para vacinar em massa", disse em seu discurso, acrescentando que ainda é necessário manter as medidas de isolamento social de combate ao coronavírus. O ato ocorreu na Câmara dos Vereadores de São Paulo, no centro da cidade.

Em um discurso alinhado ao do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seu aliado político, Covas afirmou que "o negacionismo está com os dias contatos" e que agora é necessário banir o "vírus do ódio".

O debate em torno da vacinação no Brasil se tornou o mais novo ringue de batalha entre Doria e o presidente Jair Bolsonaro, que devem disputar as eleições presidenciais em 2022. O governo Doria acena para a possibilidade de vacinar a população paulista a partir do final de janeiro com um imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Essa vacina, no entanto, ainda não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso e está na terceira fase de testes.