Como acompanhar a justificativa do voto?
Título de eleitor| Foto: Reprodução/TRE-SP

Um protesto pelo retorno do voto impresso nas eleições foi realizado por grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (6). Os manifestantes usaram carros de som caminharam até o gramado em frente ao Congresso Nacional. O grupo ainda levou cartazes contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) aos comandos da Câmara e Senado, respectivamente. A possibilidade de recondução de ambos ao poder está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) discursou durante o evento e colocou dúvidas sobre a credibilidade da urna eletrônica, embora não tenha havido qualquer evidência de fraude nas eleições brasileiras. "O voto é o instrumento mais importante da nossa democracia e nosso sistema. Por mais que o TSE Tribunal Superior Eleitoral e a mídia quase que integralmente queiram nos fazer acreditar que ele é perfeito, nós temos elemento para saber que ele é vulnerável", disse a deputada.

A parlamentar é autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no fim do ano passado. Foram 33 votos a favor e apenas cinco contrários, com o apoio de partidos como DEM, Republicanos, PT, PDT e MDB. De acordo com o projeto, o eleitor registraria seu voto na urna eletrônica, como é feito hoje. Após apertar o botão "confirma", uma impressora geraria o voto de papel. O eleitor não poderia levar o comprovante, mas poderia vê-lo antes que ele fosse depositado em uma urna separada.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que é contra o retorno do voto impresso, considera o modelo um "anacronismo".