Daniel Silveira
Deputado federal Daniel Silveira no plenário da Câmara.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) chegou à Câmara Federal nesta terça-feira (26) sem a tornozeleira eletrônica que foi instalada por determinação judicial no último dia 31. De acordo com o jornal O Globo, antes de entrar no plenário Silveira afirmou a jornalistas: "nem era para eu ter usado ela; estou sem", possivelmente em alusão ao perdão concedido a ele pelo presidente Jair Bolsonaro após condenação pelo STF.

A ausência do equipamento é observada publicamente após o governo do Distrito Federal ter comunicado ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes sobre a impossibilidade da realização do monitoramento desde o domingo de Páscoa. Desde a data, domingo, 17 de maio, o dispositivo não é recarregado. Nesta terça, Moraes pediu explicações à defesa do deputado sobre o descumprimento de medidas cautelares impostas, como o uso da tornozeleira.

No documento, o ministro do STF aponta que o perdão presidencial ainda não estaria em vigor, pois precisa passar pela análise de constitucionalidade na Corte após o questionamento em quatro ações, todas relatadas pela ministra Rosa Weber, que pediu explicações a Bolsonaro sobre o indulto.