Doria e Eduardo Leite prévias do PSDB
João Doria e Eduardo Leite são os principais candidatos nas prévias do PSDB.| Foto: Divulgação/Governo de São Paulo e Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O PSDB decidiu nesta terça-feira (16) manter as prévias para escolher o candidato do partido à presidência da República no próximo domingo (21). A votação será via aplicativo "Prévias PSDB", entre as 8h e 15h. Em nota, a sigla afirmou que 44.700 tucanos se cadastraram para votar. Além disso, cerca de 700 mandatários entre governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional devem se reunir em Brasília para votar em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.

A votação ocorre em meio a preocupações sobre a segurança do aplicativo que será utilizado por filiados, vereadores, e mandatários que não estiverem presentes no evento em Brasília. Aliados do governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, sugeriram que a votação fosse adiada, após a publicação de um vídeo do vereador Cabelin, de Tapiratiba (SP), dizendo que conseguiu fraudar o aplicativo que será usado na votação.

"Para garantir a segurança, a votação por aplicativo ocorrerá com dupla validação: identificação facial e verificação por código enviado por SMS para o celular cadastrado pelo filiado", disse a legenda em nota. O PSDB afirmou que vai tomar medidas legais contra quem tentar fraudar o sistema. "Aquele que tentou fraudar o sistema, com sua foto, produziu prova criminal contra si próprio, devidamente registrada e armazenada pelo sistema. O partido adotará as devidas providências legais para cada tentativa de fraude que, se houver, será detectada", ressaltou a sigla.

Leite disputa as eleições internas do PSDB com o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. O resultado de vitória ou de realização de um segundo turno deve ser divulgado algumas horas após o encerramento da votação.