O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro, durante encontro em 2019
Na despedida do jantar, Bolsonaro se dirigiu mais uma vez a Moraes, afirmando que os dois precisavam conversar.| Foto: Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram uma conversa reservada e a portas fechadas logo após o jantar promovido ontem pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em homenagem ao ministro Gilmar Mendes.

Bolsonaro e Moraes se encontraram em dois momentos distintos durante o evento: se cumprimentaram logo na chegada e já na saída, logo após o jantar, Bolsonaro e Moraes se reuniram de maneira privada durante poucos minutos em uma sala separada dos demais convidados. Bolsonaro teria procurado distender o ambiente durante o encontro, afirmando que as únicas divergências entre ele e Moraes é que um é palmeirense e o outro corintiano. Na despedida, Bolsonaro se dirigiu mais uma vez a Moraes, afirmando que os dois precisavam conversar.

O jantar promovido por Lira em sua residência oficial reuniu também parlamentares aliados, opositores e autoridades dos três Poderes, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes, os deputados Odair Cunha (PT-MG) e Orlando Silva (PCdoB-SP). Os ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil e Anderson Torres, da Justiça, também compareceram. Pelo STF, prestigiaram o evento os ministros Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

Segundo informações do g1, o ministro Gilmar Mendes discursou durante o jantar e afirmou durante sua fala que a política deve ser feita por políticos. Ele teria ainda se dirigido ao presidente Jair Bolsonaro e afirmado que é necessário que exista mais diálogo entre o Poder Executivo e o Judiciário.