O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.| Foto: Gustavo Magalhães/MRE

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem “credibilidade” para liderar qualquer esforço diplomático. Na última semana, Lula sugeriu ao presidente americano, Joe Biden, que convoque o G20 para discutir a distribuição de vacinas. O ex-presidente inclusive pediu que os EUA repassassem ao Brasil parte das vacinas de Oxford/AstraZeneca estocadas no país.

“O ex-presidente Lula não tem absolutamente nenhuma credibilidade nem legitimidade para liderar o que quer que seja”, disse Araújo em entrevista publicada nesta segunda-feira (22), ao jornal O Estado de S. Paulo. O ministro também afirmou que acha "injusto" o Brasil ser considerado uma ameaça global devido ao avanço da pandemia no país.

“Acho que isso é, antes de tudo, terrivelmente injusto, porque surgiram cepas em outros lugares. O próprio vírus surgiu na China e ninguém está falando na China como uma ameaça nesse sentido. As pessoas até falavam, mas vamos falar das novas cepas. Surgiram no Reino Unido e na África do Sul. E ninguém diz que o Reino Unido e a África do Sul são ameaças globais. O Brasil está com números altos, claro, infelizmente. Estamos sendo golpeados por essa doença, obviamente. Existe aí uma visão um pouco discriminatória em relação ao Brasil”, afirmou.

Para Araújo, o governo não errou ao não comprar imunizantes contra a Covid-19 antes. “Eu acho que desde o começo houve uma estratégia a meu ver muito bem conduzida pelo Ministério da Saúde”, disse.