Augusto Aras, novo PGR.
Augusto Aras foi signatário de uma carta da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), com teses e princípios para postulantes ao cargo de PGR.| Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Em entrevista a um grupo restrito de jornalistas, na tarde desta sexta-feira (13), o subprocurador Augusto Aras - indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República (PGR) - disse que "a Constituição na mão e o senso de patriotismo no coração" tem sido a mensagem dele aos senadores. Aras visitou Esperidião Amin (PP-SC), Eduardo Braga (MDB-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Responsáveis pela aprovação, ou não, do nome dele à PGR, o subprocurador revelou que "os senadores têm sido sempre muito generosos em me escutar e [ouvir] as minhas apresentações, os meus pontos de vista acerca do Ministério Público moderno que pensamos ser conveniente para o Brasil". Já sobre o suposto convite para que alguns procuradores que deixaram a Lava Jato voltassem à operação, o subprocurador afirmou: "Eu não posso propriamente convocar ninguém, não estou no cargo e só depois de ser sabatinado poderei tomar alguma atitude pertinente à organização da instituição. Enquanto isso, eu sou um humilde candidato que se apresenta ao Senado Federal e espera o julgamento da CCJ e do plenário". A sabatina dele deve ocorrer no dia 25 deste mês.